01/04/2015

VISUAL MERCHANDISING. HÃ... O QUE É ISTO?

Kate Spade London 2014 retail store WWD

O que é visual Merchandising?
É a pergunta que mais ouço e a resposta é: por trás de uma grande loja existe o VM (esta é a sigla para os íntimos rs).

Então aqui vai: Visual Merchandising é uma das principais estratégias de marketing que uma marca utiliza para se comunicar com seu público no ponto de venda, e no segmento da moda torna-se ainda mais relevante, já que ao menos duas vezes no ano coleções são lançadas e precisam resolver esta equação: conceito da coleção + conceito da loja = conceito da marca.

E não são poucas as ferramentas a serem utilizadas para facilitar a compreensão do consumidor sobre o que a marca quer comunicar : vitrinas, um bom planejamento de exposição, sons, aromas, iluminação, são alguns exemplos, aliados é claro ao design da loja que deve refletir o DNA da marca.

Um projeto de VM requer um conhecimento profundo do público-alvo da marca, para que o objetivo final que é conquistar e fidelizar o consumidor seja alcançado, principalmente em tempos onde a concorrência é cada vez maior.

Veja como a Kate Spade - Londres apresentou a coleção RIO para o verão 2014:

Kate Spade London 2014 retail store WWD



Observe como na fachada,contrastando com a arquitetura londrina, e no interior da loja a exuberância da vegetação tropical nos remete ao tema "RIO" da coleção. Uma equação bem resolvida de resultado impactante.

O que achou deste projeto? É inspirador ou não?

Créditos:
Imagens:
http://tinyurl.com/qckgdqt                           
http://tinyurl.com/obw2nzx
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