10/06/2015

BRANDING: UM POUCO DA HISTÓRIA DA GESTÃO DAS MARCAS


No post anterior falamos sobre Branding e a importância das marcas construírem sua identidade. Em um cenário de alta competitividade, a gestão da marca faz parte do "pacote" para fixar na mente do consumidor a qualidade dos produtos, justificar seu preço e garantir a preferência ou liderança no mercado.

A prática de marcar produtos é bem antiga. A palavra brand vem do nórdico antigo - "brandr", que significa queimar. Isto porque as marcas a fogo eram e ainda são usadas para marcar os animais, identificando seu proprietário.  Quando o comércio se expandiu os fabricantes eram obrigados a colocar uma marca em seus produtos para identifica-los e sinalizar sua origem.

A prática se estendeu para as artes quando pintores e escultores passaram a assinar suas obras e na medida em que ficavam famosos, suas obras também eram valorizadas. Então, "um" Renoir não seria hoje "um" Renoir se são tivesse lá no cantinho da tela, sua assinatura.

A marca habita no imaginário e seu valor é construído utilizando diversas estratégias que juntas vão colaborar para criar valor - "brand equity". Todas as ações tem que falar a língua da marca e o consumidor precisa entender o que a marca quer dizer.

A preocupação com a escassez de matéria prima e com o meio ambiente, tem levado as marcas a buscar soluções criativas para fazer a diferença. Vejam:
As sacolas do chá Limpton trazem impressas dicas de como reaproveitar o material transformando em dois tipos de caixinhas para guardar os saches. Não é genial?

Sacolas do chá Limpton



E esta super econômica desenvolvida pela empresa CMM:

  
Isto é Branding! A gestão das marcas buscando seus toques pessoais para gerar valor. Com certeza, estas duas empresas possuem uma imagem de respeito ao meio ambiente por conta destas ações.

Créditos:
Imagens: 
http://info.abril.com.br/noticias/rede/digital-branding/files/2014/04/Digital-Branding-Cultura-de-Marca-William-Hertz.jpg
Algumas imagens foram coletadas na internet e estão temporariamente sem créditos.
0'/>