03/06/2015

BRANDING X EMBALAGENS


Quanto vale uma marca? Porque algumas marcas são mais valiosas do que outras? os especialistas são categóricos em afirmar: o valor da marca está na mente do consumidor. E este valor é conquistado não somente pela qualidade dos produtos e sim o que esta simboliza para o mercado.

Marcas de moda são um bom exemplo de produtos carregados de simbolismos: status, sensualidade, luxo, despojamento etc. Cada marca tem seu perfil, sua personalidade e o marketing trabalha exatamente para isto, para imprimir este conceito, o "quem sou eu". Existem mil e uma marcas de jeans que fabricam produtos de qualidade semelhante, mas porque escolho esta marca e não aquela? Porque esta dialoga melhor com o meu perfil.

Posicionar uma marca requer um conjunto de decisões que passam por diversos canais entre eles a Comunicação Visual. O ponto de venda, a vitrine, etiquetas, embalagens e papelaria são canais de comunicação que podem e devem ser explorados, se a empresa quer passar a imagem de valor para o seu cliente.  Branding faz exatamente isto: cuidar da marca.




As embalagens são importantes vetores de identidade de uma marca além de importante veículo de comunicação e publicidade, afinal elas saem da loja e circulam por muito tempo em diversos lugares reforçando a lembrança da marca.


A noção de valor de um produto pode ser aumentada de acordo com a forma como são embalados: o tipo de dobrado, uma embalagem intermediária (papel de seda, saco de tecido), o tamanho da caixa ou sacola refletem o posicionamento da marca, tanto assim que o Marketing de Moda insere entre suas estratégias principais este "pequeno detalhe".



Hoje questões ambientais e de sustentabilidade já regulam os excessos e grandes marcas preocupadas principalmente com sua imagem buscam alternativas para reutilização de suas embalagens e investem em materiais reciclados na produção, não invalidando com isto a criatividade na hora de desenvolver seus produtos.






A regra básica é: valorizar o investimento do cliente embalando os produtos com cuidado e de forma criativa o que prolongará a experiência positiva da compra além de reforçar a lembrança da marca. 


Créditos:
Imagens:
http://www.ceftandcompany.com/wp-content/uploads/2013/12/viktor-and-rolf-luxury-perfume-packaging.jpg
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