24/06/2015

ESQUEMA VIBGYOR: AS CORES DO ARCO-ÍRIS


Organizar a exposição dos produtos não é tarefa muito fácil. São muitos segredinhos que precisamos descobrir para que o resultado alcance seu objetivo: chamar a atenção do consumidor. E quando temos à nossa disposição uma variedade de cores para expor, o que fazer? As cores trazem em si significados e provocam emoções diferentes em cada um de nós. Umas acalmam, outras excitam, tem as que provocam sensações de calor e outras ao contrário, refrescam e por aí vai.

Todos conhecemos o Círculo Cromático e os esquemas mais conhecidos (cores análogas, opostas, complementares etc.). Ao escolhermos um destes esquemas e planejarmos a exposição, a probabilidade de errarmos é quase nula. Mas, e este esquema conhecido como VIBGYOR, do que se trata?

Simples: é um esquema baseado na sequência das sete cores do arco-íris e em termos de harmonia é imbatível. O olhar descansa e percorre todo espaço sem conflitos. A origem do nome?

V = violet   I= índigo  B= blue  G= green  Y= yellow  O= orange  R= red 

Claro que nem sempre temos a nossa disposição todas as cores para expor, pois a cada estação as coleções mudam e cartelas de cores são eleitas para interpretarem o conceito e o tema escolhido, mas todas elas partem sempre das cores primárias e suas misturas. Então fica fácil identificar de onde vem a tonalidade da roupa X, qual a sua melhor combinação e como montarmos uma sequência baseado no VIBGYOR.

A Lacoste possui várias cores de blusa polo, seu produto mais conhecido, e sempre aposta neste esquema e ainda usa o princípio de expor sempre do mais claro para o mais escuro, pois desta forma o olhar vai ficando mais profundo e a percepção das cores mais natural. A loja da Quinta Avenida em NYC, utiliza esquema com perfeição.
  

As Lojas Havaianas adotam o mesmo princípio ao planejar uma sequência linda dos tons mais claros para os mais escuros, utilizando a paleta de cores do arco-íris.


Um projeto de Visual Merchandising lindo é o da Farm. Seguindo o mesmo princípio coloriu suas paredes utilizando post-it, aqueles papéis com cola em uma borda para fixar recados. O resultado é este aí:


São pequenas regrinhas que podem até dar trabalho, mas o resultado final compensa. Quem sabe no final do arco-íris não tem um potinho de ouro esperando? A Rede Globo, Record e SBT apostam que sim:


Fonte das imagens:
0'/>