08/07/2015

ESQUEMA VIBGYOR: ÍNDIGO


Continuando nossa viagem pelo arco-íris, a segunda cor do esquema VIBGYOR é o índigo. Fica entre o violeta e o azul. Recebe este nome devido à semelhança com a tonalidade obtida a partir da fermentação das folhas de espécies chamadas anileiras, como a indigofera, cultivadas principalmente no sul da Ásia. O corante natural obtido é comercializado em forma de pequenos blocos como pedras de giz.

A cor se tornou popular quando passou a tingir, já em forma sintética, o "denin", tecido resistente utilizado para fabricação de roupas de trabalhadores americanos mais tarde adotando o nome "Blue jeans".

A substituição do corante natural pelo sintético, fez despencar a produção, restringindo-se  por vários anos a tingimento de  produtos artesanais. Recentemente a indústria da moda, assumindo compromisso com a sustentabilidade, retoma o interesse por tingimentos naturais e o índigo em sua forma original volta a despertar interesse.

O índigo assim como o azul possui propriedade calmante e relaxante, atua no sistema nervoso central, trazendo calma e paz para a mente. Faz parte da tríade das cores frias (azul, índigo e violeta), é a cor da dignidade, da intuição, da sabedoria e da concentração.

A cor complementar do Azul Índigo é o laranja, que entra para dar uma animada na exposição dos produtos e despertar atenção dos consumidores.

Veja os lindos projetos de Visual Merchandising apresentados pela Diesel- Berlim utilizando o jeans e sempre pontuando com a complementar laranja.









Fonte das imagens: 
0'/>