05/08/2015

TUDO SE COPIA? O EFEITO TRICKLE-DOWN



Hoje o assunto é tendência de moda. Como surgem?

Duas teorias são apontadas: "trickle-down" e "bubble-up". E o que significam? Vamos falar sobre o efeito "trickle-down" ou desaguamento, aquele que vem de cima para baixo.

A moda até os anos 1950 era ditada pelos grandes criadores parisienses, que vestiam as cabeças coroadas e as classes sociais mais elevadas, e seguindo o mesmo ritmo da moda desde que surgiu na Idade Média, o estilo começava a ser copiado virando desta forma o que se chama de tendência.

Mas a época não estava tão favorável, vivia-se o Pós-Guerra e uma crise econômica gigantesca varria o mundo esvaziando muitos cofrinhos abastados. Os criadores franceses, espelhando-se no jeito americano de produzir roupa em larga escala, passaram também a fazer o mesmo, só que de forma sofisticada, surgindo assim o "prêt-à-porter" que é a tradução francesa do "ready-to-wear" ou pronto para usar, mas ainda destinado às classes mais elevadas devido aos altos preços e a assinatura das grandes marcas.

E o que acontece quando o "prêt-à-porter" começa a ser copiado? Os consumidores de moda continuam a espelhar-se em figuras emblemáticas, formadores de opinião, que frequentam todas as mídias e procuram de uma forma ou de outra assemelharem-se aos seus símbolos de estilo. A tendência já consolidada chega a todas as classes, agradando a todos os bolsos.

Para entender melhor esta teoria, um exemplo bem clássico: A jaqueta de tweed, tecido até então restrito ao vestuário masculino, criada por Chanel nos anos 1960.  A peça transformou-se em um ícone fashion e até hoje é copiada, replicada, produzida em diversos materiais, e frequenta as araras de muitas marcas, independente do posicionamento que tenham e para quem se destinam.
Isto é "trickle-down".

Criação original Chanel

Rihanna- Modelo original Chanel
A jaqueta inspira a Missoni e veste Kate Middleton
O modelo chega às ruas e vira tendência

Marcas Premium - Animale


Fast Fashion: Zara
Fast Fashion: Renner



Fast fashion: C & A
E quer saber aonde foi parar a bolsa Chanel 2.55? Na feira hippie de BH! Reza a lenda que Chanel dizia que suas criações só seriam moda se chegassem aos tabuleiros dos camelôs. Seu desejo foi atendido e sua moda consagrada.




Imagens:
http://tinyurl.com/o9mkq8k
0'/>