22/07/2015

ESQUEMA VIBGYOR - VERDE


Printemps in Boulevard Hausmann- Paris,2011
Em postagens anteriores falamos do esquema cromático conhecido como VIBGYOR, baseado nas sete cores do arco-íris. Começamos com o violeta, depois foi a vez do índigo e em seguida o azul.
Hoje vamos falar sobre a cor verde. O que ela representa?


A cor é formada pela mistura do azul e amarelo sendo assim uma cor secundária. Cor calma e representa segurança, coragem saúde, esperança. Verde é a cor da natureza, das matas e florestas. Cor do jade que os chineses acreditavam possuir poder curativo para doenças renais. Cor da esmeralda, que os egípcios antigos colocavam em lugar do coração retirado do corpo do faraó morto.

Verde produz sensação de frescor e energia, e o público infantil associa o verde exatamente a isto: energia e vigor. Por ser a cor que nos semáforos representa passagem livre e isto já está em nosso mapa mental, é sempre bom dosar seu uso em exposições muito extensas, e não custa dar uma pitada de vermelho, sua complementar, que nos diz: pare!

A psicologia das cores estuda as emoções e sensações que elas provocam assim na arquitetura o verde no teto é protetor, nas paredes passividade e calma, no piso evocam a natureza e relaxamento.
vamos ver alguns trabalhos com a cor verde e veja o que provocam em você.

Motivi- Milan Itália, 2015
EDC Tropical City- Maio Junho 2014

Vitrines C&A - Genève, février 2013
Complementar verde x vermelho: C&A, Genebra


Imagens:
0'/>