13/01/2016

A IMPORTÂNCIA DO BRANDING PARA O VAREJO DE MODA

Construir e consolidar sua marca é ação indispensável para garantir o sucesso do seu empreendimento.




O que é

Em termos simples, o branding é o sistema de construção de uma marca e envolve aspectos como design, identidade, percepção do cliente e posicionamento de mercado.
Para o varejo de moda, que é um mercado cada vez mais competitivo, as ações de branding são cruciais para consolidação da marca, destacando sua empresa diante da concorrência.
Aliado ao marketing, o branding é fundamental para fortalecer a imagem da sua empresa, além de atrair a atenção e a empatia do cliente, que deve identificar-se com os produtos e serviços oferecidos.
O principal objetivo do branding é fazer com que as marcas tornem-se parte da cultura e da vida das pessoas, consolidando relações que ultrapassam o ato de compra e venda de produtos.

Tendência
Com o fortalecimento do varejo de moda, novas tendências de gestão do branding têm despontado no mercado, a exemplo do co-branding e do rebranding.
O co-branding é caracterizado pela junção entre duas ou mais marcas, com o intuito de oferecer serviços ou ações com maior valor agregado. A associação entre marcas faz com que a visibilidade seja maior. Um exemplo é associação entre redes de fast fashion com grandes grifes internacionais.
Já o rebranding, como o próprio nome sugere, é uma atualização da marca, seja com a alteração do logotipo, criação de um novo nome, de uma nova identidade ou de um reposicionamento de mercado.
O rebranding deve ser criteriosamente planejado, pois mudanças na marca trarão novos desafios e potencialidades para sua empresa.

Exemplo de rebranding da Riachuelo:

Dicas 
Para realizar um bom branding, é preciso estar atento a alguns aspectos essenciais para a construção da marca:

  •     O valor da marca, ou seja, como ela se destaca da concorrência.
  •     A influência da marca na vida dos consumidores.
  •     O relacionamento com os clientes, buscando compreender suas demandas e atendendo-as de forma a fidelizá-los.
  •     O desenvolvimento de estratégia e posicionamento de mercado, analisando os aspectos micro e macro.
  •     A imagem e a identidade, que passam pelos aspectos visuais do design de loja, da vitrine, das ações de marketing e do próprio logotipo.

Diante disso, algumas estratégias podem garantir a consolidação da sua marca:

  •    Todo o visual da loja deve estar aliado à identidade da marcaIsso vale tanto para os ambientes virtuais como para os espaços off-line.
  •    A marca deve ser sociável, ou seja, os clientes precisam estabelecer contatos mais diretos, que podem ser favorecidos por produtos diferenciados e por um atendimento personalizado.
  •   Acompanhar as tendências e lançá-las em primeira mão no mercado é fundamental para dar visibilidade à sua empresa. Além de sair na frente da concorrência.
  •   A marca precisa ser conhecida, lembrada e aceita. Para isso, é preciso investir em uma divulgação criativa e direcionada para o público-alvo.

Fonte: Sebrae Nacional 11/09/2015

Créditos das imagens
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