02/03/2016

ALTA-COSTURA TEM PAI: CHARLES F. WORTH




Os desfiles já fazem parte da divulgação das tendências de moda e como veículo de promoção da marca. Mas se hoje grandes espetáculos como os apresentados nas semana de moda de Paris acontecem e despertam tanta atenção, deve-se à Charles Frederick Worth, um inglês radicado na capital francesa.
No final do século XIX inovou ao promover em seu ateliê os desfiles que apresentavam suas criações exclusivas vestidas por suas funcionárias. Marie Vernet foi uma delas vindo mais tarde a casar-se com Worth. Foi a primeira modelo exclusiva da história Uma revolução, pois até então não existia o estilista, o criador. Esta função cabia aos alfaiates e costureiras que produziam o que suas clientes desejavam. Worth inverteu esta ordem: criava e depois apresentava.

Worth & Marie Vernet

Foi o pioneiro na assinatura de suas roupas colocando etiquetas para evitar cópias e falsificações. Fundou a Federação dos Alfaiates Parisienses em 1868, dando origem  ao conceito de alta-costura. As criações de Worth se caracterizaram pela riqueza de detalhes nos bordados, no uso de tecidos nobres, no corte que valorizavam o corpo feminino. 


Outra inovação de Worth foi o início da produção em série de peças fragmentadas. Assim um modelo de saia podia servir em diversos modelos de blusas e ainda compondo com modelos diferentes de mangas. Surge nesta fase a figura da modelista, criando moldes de papel para serem confeccionados pela equipe de costura especializada do ateliê.

Com esta proposta inovadora Worth chegou a comercializar 6.000 vestidos por ano, atendendo os mercados da Europa e Estados Unidos, fórmula esta que os concorrentes não puderam alcançar.

Ateliê de Worth

Recentemente foi lançado um livro The House of worth: Portrait of an Archive, publicação que reúne mais de 7 mil fotografias do arquivo do Museu Victoria & Albert não só das suas criações como também da rotina da maison que vestiu todas as mulheres mais importantes da época.
Vale a pena conferir.

Abito di Charles Frederick WorthAbito di Charles Frederick Worth, 1883


Abito di Charles Frederick WorthAbiti di Charles Frederick Worth, 1887

Abito di Charles Frederick WorthAbito di Charles Frederick Worth


0'/>