09/03/2016

MANEQUINS: SERÁ QUE NOS REPRESENTAM?


Quando saímos para dar um giro nos shoppings e uma vitrina nos atrai paramos em frente e começamos um "namoro" que pode ou não render uma compra. Os produtos expostos estão em manequins com padrões de passarela: altos e magérrimos. A impressão que passa é que ao chegar no provador o nosso tão desejado vestidinho ficará do mesmo jeitinho que está no manequim. A menos que você esteja dentro destes padrões de corpo, um tanto diferente de nós brasileiras, a decepção é inevitável. E aí fica a pergunta: será que os manequins nos representam?

Percebendo esta discrepância, algumas fábricas começam a investir em manequins "plus size", reconhecendo um mercado potencial, até então esquecido. E estão obtendo um grande retorno. Mas por conta de um trabalho que estou fazendo (finalizando o meu livro sobre Visual Merchandising), iniciei uma pesquisa e qual não foi minha surpresa ao me deparar com esta imagem:


Investi na pesquisa e o que encontrei um vídeo sobre o making off  da fábrica, que vale a pena assistir, principalmente perceber as reações dos transeuntes. Fica a reflexão: será que sabemos como escolher os manequins para nossa loja?



Créditos das imagens
0'/>