04/05/2016

RONALDO FRAGA- SPFW VERÃO 2017

Desfile Ronaldo Fraga- Verão 2017

Ronaldo Fraga surpreende mais uma vez ao apresentar sua coleção Verão 2017 na SPFW batizada de "Re-existência". Voltou seu olhar para os refugiados do mundo que embarcam em aventuras cegas, em condições precárias, deixando para trás uma vida construída em anos de trabalho e desconstruída pela intolerância e pela opressão.
"As roupas são um meio de comunicar toda essa mensagem, da mesma maneira que simbolizam a única herança que muitas pessoas fugidas de seus países carregam, embarcando em viagens de barco levando apenas a roupa do corpo. "Há um elo entre a cultura deles e suas roupas", diz Ronaldo Fraga, que quer nesta coleção, criticar a intolerância, não só dos países europeus que querem virar as costas para os refugiados e imigrantes, mas para a intolerância das diferenças, incluindo a do Brasil. "Vivemos um momento de muita intolerância aqui e em todo o mundo."
Para o desfile com a trilha sonora africana, o estilista convidou cinco refugiados: dois sírios, uma congolesa, um senegalês (que abriu o desfile) e um palestino. Destaque para o vestido com estampa de barquinhos, simbolizando a fragilidade dos meios de fuga e um "sol" como uma luz de esperança que brilha na escuridão das incertezas.



Veja como Ronaldo Fraga desenvolveu o tema:




0'/>