08/06/2016

O UNIVERSO COLORIDO DA PANTONE

                      FORMULA GUIDE Solid Coated & Solid Uncoated          Color Guide
Você já ouviu falar na Pantone como referência em cartela de cores e cada uma com seu código específico. Já ouviu também "a Pantone lança a cor do ano". Mas por que isto existe e para que serve? Encontramos um post interessante sobre o assunto no Follow the Colours e vamos resumir aqui. Se quiser ler na íntegra visite o link e conheça mais sobre o universo da Pantone.

"No início dos anos 60, a empresa nascia como uma companhia de impressão em Carltadt, Nova Jersey, especializada em tabelas de cores para cosméticos, moda e indústrias medicinais. Lawrence Herbert se juntou à corporação em 1956 quando percebeu como era difícil para os designers, agências de publicidade e tipógrafos se comunicarem – identificarem as cores exatas por seus nomes durante um trabalho. 
Por exemplo, ele sabia que havia os roxos avermelhados e os roxos azulados, matizes ou sombras quentes e frias, tons claros e escuros. Mas erros aconteciam quando apareciam tonalidades insuficientes para serem reeditadas ou reimpressas. Herbert batia na tecla de que deveria haver uma maneira melhor de fazer esse tipo de coisa. Ele então comprou a Pantone em 1962 e lançou o primeiro Guia PMS em 1963, constituído por 10 cores, no esforço de reduzir o número de variáveis durante o processo de impressão. Ao criar uma linguagem objetiva e numeral, qualquer impressora em qualquer lugar do mundo poderia produzir a cor de maneira fiel e precisa.  
Imagine uma prateleira com garrafas de Coca-Cola em que cada rótulo possui um tom levemente diferente. Tecnicamente, sim, elas são todas vermelhas, mas não é o vermelho correto da marca. Isso pode fazer com que você pense que algumas garrafas são mais velhas do que outras; portanto, a marca não seria lá muito confiável. As verdadeiras garrafas de Coca-Cola em Nova Iorque possuem o mesmo vermelho que as de Londres, México ou Mumbai: Pantone 185. Enquanto a Pantone não vende uma tinta real, a marca sabe especificamente como misturar as exatas proporções de CMYK para produzir a cor. 
 Hoje, todos encontram a marca da Pantone através da estratégia de Herbert, que estabeleceu um sistema de combinações como padrão internacional definitivo. Por volta de 1970, a Pantone já havia vendido mais de 100.000 catálogos de cores. Atualmente, a companhia estima um total de impressos que chega aos milhões. O controle dos gráficos industriais é altíssimo, e a marca padronizada é a mais usada em todos os países, com exceção do Japão. 
Em cada mês de dezembro, a Pantone anuncia a cor determinada para o próximo ano. Em 2015 foi a vez do Marsala, um castanho avermelhado vivo e profundo. Em 2016, Quartzo Rosa e Serenidade. Para construir a cor do ano, a Pantone pesquisa durante meses, percebe as emoções culturais e escolhe o tom, baseada nestes sentimentos. A 1ª cor do ano foi lançada em 2000: “Foi um momento emocionante, mas foi também um momento assustador. Você tinha todas essas informações sobre pessoas que querem mais substância para suas vidas, a virada do milênio. Tínhamos que chegar com uma resposta a todo aquele entusiasmo e uma resposta ao medo, usando a cor para fazer isso.”– diz Ron Potesky, vice presidente da Pantone. 
 
A Pantone criou o Instituto da Cor para ajudar designers e marcas a desenvolverem e entenderem o poder das cores. Estes serviços de consultoria fazem parte de um recurso confiável para empresas de moda, manufaturas, eletrônicos, varejo, dentre outras. Seus profissionais também viajam pelo mundo e observam de perto as tendências para prever as próximas novidades, informando ao conselho do Instituto. A empresa lança relatórios e previsões globais relacionadas a várias vertentes."
 

Produtos licenciados mais que desejados, no site da marca.

                  PANTONE UNIVERSE Mug with Gift Box Color of the Year 2016                 PANTONE Universe Porcelain Bright Cup Set
                PANTONE Chips Journal Color of the Year 2016                  PANTONE UNIVERSE Unisex Watches by Ice-Watch

Imagens extraídas no site da Pantone.
0'/>