09/11/2016

SEGMENTOS DO MERCADO DE MODA-1: ALTA-COSTURA

Chanel:Alta-Costura Primavera-Verão 2016

No post anterior replicamos um artigo que fala da importância da segmentação do mercado da moda como base para escolha e decisões estratégicas de marketing. Hoje vamos falar de um segmento muito especial: A Alta Costura.

O termo Alta-Costura, do francês haute couture, significa uma costura de alta qualidade, com preços elevados e venda limitada por continente. Para ser considerada Alta-Costura, o estilista obedece regras ditadas pela Chambre Syndicale de la Haute Couture, sediada em Paris, que detém a patente do nome.

Segundo o Professor e Historiador João Braga, "Alta-costura é uma patente, ela só existe em Paris, mais especificamente no Triangle d’Or, ou triângulo de ouro, formado pelas avenidas Montaigne, Georges V e Champs Elysées, em Paris. E na Champs Elysées, apenas o lado esquerdo de quem sobe a avenida. Na Itália, existe a ‘alta moda’ e nos EUA, o ‘high fashion’, por exemplo. No Brasil, utilizamos a expressão alta-costura mesmo sabendo que está errado, pois ainda não inventamos uma expressão que simbolize a moda brasileira."
Além de ter loja no ‘Triangle d’Or’, para uma marca ser reconhecida como alta-costura precisa ter o seu próprio perfume, um grande salão, uma estética francesa, um contramestre, uma assistente do contramestre e ainda ser membro aderente da Chambre Syndicale de la Haute Couture, ou Câmara Sindical de Alta-Costura.

Porém, existem marcas convidadas e representantes na Chambre também. A diferença é que os membros aderentes, como Dior, Chanel e Jean Paul Gaultier,  são marcas que seguem todos os pré-requisitos de uma maison de alta-costura e por isso são fixos.” 

Outras regras estão a criação de peças de roupas sob encomenda para clientes particulares, produzir duas coleções por ano (janeiro e julho) para dia e noite, empregar no mínimo 20 funcionários em tempo integral, ter o atelier em Paris e apresentar em passarela um número mínimo de criações.

Sendo um segmento tão pequeno, qual a vantagem das coleções de Alta-Costura? A resposta é rápida: os holofotes! Na semana de moda toda a imprensa especializada está presente, além da clientela mais endinheirada do planeta, a presença de celebridades e personalidades de diversos meios, contribuem para que a marca esteja em evidência. É uma poderosa ferramenta de marketing!

Por detrás de todo este universo, os criadores contam com artesãos que produzem os bordados luxuosos, enfeites e joias, fabricação de sapatos bordados, botões e tudo mais que o luxuoso setor precisar para dar vida a sua explosão de criatividade, em desfiles espetaculares e suas incalculáveis cifras, para encantar os americanos, árabes e russos, os clientes potenciais do setor.

Dior- Primavera-Verão 2016

Valentino: Primavera- Verão 2016

Elie Saab: Primavera-verão 2016
Dois vídeos ilustram o mundo da Alta-Costura:

Bastidores do atelier Chanel Spring Summer 2016.



Desfile Chanel Spring Summer 2016:


É ou não é um segmento fascinante?

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