18/01/2017

COMO MONTAR UMA VITRINE QUE VENDE BEM


No post anterior falamos sobre os tipos mais comuns de vitrinas de fachadas, hoje vamos passar algumas dicas importantes para montar uma vitrina que vende bem, afinal este é o seu papel: vender.
Mesmo em tempos de orçamentos curtos as vitrinas devem possuir algum apelo visual, que a diferenciem de uma mera exposição de produtos. Vamos às dicas?

TEMA

Escolha um tema para sua vitrina: este é um elemento facilitador para escolha dos produtos. O tema pode ser inspirado na estação, em algum evento ou data comemorativa e na própria coleção que já tem seu conceito definido. 

A partir daí, veja quais adereços já estão disponíveis (sobras de vitrinas anteriores) que podem ser reciclados e adaptados para o novo tema. Uma pintura, uma nova forma de uso de um móvel que estava no espaço interno, tudo pode ser reaproveitado com pouco ou nenhum custo.

Vitrina de primavera-verão
Veja como os adereços e cores remetem ao tema escolhido: primavera-verão. Utilizando flores artificiais chegou-se a um resultado lindo!

ESCOLHA DOS PRODUTOS

De acordo com o tema escolhido, selecionar os produtos que dialoguem entre si. Cria harmonia e facilita a compreensão do tema proposto. Isto é fundamental: o consumidor precisa em um rápido olhar, saber o que a loja oferece naquele momento. 

Regrinha básica: só exponha na vitrina o que tem em estoque. A vitrina é feita para vender, imagina o cliente desejar o produto exposto e só existir aquele, vai desmontar toda a vitrina? E se o cliente não gostar após experimentar? Vai montar a vitrina novamente? Não, né?

EQUILÍBRIO

Planeje sua vitrina distribuindo os elementos de maneira que ocupem o espaço de forma equilibrada, sem concentrar mais no lado direito ou esquerdo. Dá a sensação de "peso" em um só lado enquanto o outro fica mais vazio. A vitrina precisa oferecer estímulos para que o olhar percorra todo o espaço.

No centro somente é indicado se houver apenas um manequim ou expositor com "aquele" produto que merece destaque, que cria um forte impacto. Aí sim, ele pode reinar absoluto. Se a vitrina possuir uma área reduzida, um manequim apenas é suficiente para não "sufocar" o espaço.

Um manequim ocupa o espaço de uma vitrina pequena.
Aqui está um exemplo de como conseguir um efeito maravilhoso e criativo com baixo orçamento usando apenas papel, vinil e tecido, com um único manequim preenchendo uma área pequena.

Falando em equilíbrio observe sempre a harmonia cromática. Escolha um esquema e siga as combinações sugeridas. Neste site você encontra dicas sobre como montar um esquema sem errar na dose.


PONTO FOCAL

É o local nobre da vitrina destinado ao principal produto, normalmente está situado no centro e a 1.60cm do nível do piso. Calcule onde está este local e invista nele com um foco de luz direcionado para criar destaque.

COMUNICAÇÃO VISUAL

São todos os elementos que transmitem alguma mensagem ao consumidor. Adesivos no vidro são recursos econômicos que podem ser utilizados para o lançamento de uma coleção ou promoção. Mas guarde a proporção em relação ao tamanho da vitrina e que sejam colocados sem atrapalhar a visão dos produtos.

Topshop utiliza adesivos para sinalizar a coleção verão.
Esta vitrina da Topshop mostra algumas dicas que já falamos: equilíbrio, harmonia cromática, um tema definido, comunicação visual e os manequins agrupados à direita e à esquerda deixando o adereço no centro como ponto focal, que remete ao tema romântico da coleção.

Por lei, aqui no Brasil, os preços devem ser posicionados na vitrina à vista do consumidor. Então não esqueça este detalhe! Existem suportes próprios para isto e até porta retratos são usados para este fim, desde que os preços não sejam escritos à mão. Não passa uma boa impressão. Imprima, nomeando o produto e o preço e coloque no piso junto ao expositor.

Outras dicas valiosas:
  • Manequins em números ímpares são melhores visualizados. Quer ver um exemplo? Use três manequins: um no centro com o produto principal, um à esquerda e outro à direita como complementares. Não precisam ficar alinhados: o principal um pouco à frente e os demais pouco atrás, dá uma sensação de movimento.
  • Observe o fluxo de pessoas em frente da loja: se é maior da direita para a esquerda ou o contrário e posicione os expositores complementares levemente inclinados para esta direção. Aumenta a visibilidade dos produtos.
  • Planeje a troca das vitrinas com antecedência. Já disponibilizamos aqui o Calendário 2017 para o varejo com datas importantes, que vai ser muito útil para começar a organizar suas exposições.
Para fechar nosso post, uma espetacular vitrine da marca de moda mais valiosa do mundo: Louis Vuitton. Decorada com balões em tons análogos, apresenta o modelo SC Bag, desenhada para Sofia Coppola. Um efeito de luz em neon dá destaque ao único item exposto. Precisa mais?

Balões coloridos dão um tom festivo à vitrina Louis Vuitton.

Gostou das dicas? Dúvidas ou sugestões podem ser enviadas pelo nosso formulário de contato ou pelo serviço gratuito de Consultoria que oferecemos aqui. Na próxima semana continuaremos a falar sobre vitrines. Fique ligado.


Créditos das imagens:
http://4.bp.blogspot.com/__qSPVkUdeLg/S8s0r6BjL9I/AAAAAAAAAMk/cTvIzsaQkrQ/s1600/vitrine_materia_i1.jpg
https://ameconsultoria.files.wordpress.com/2011/02/barneys3.jpg
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