22/02/2017

PONTO FOCAL: ATRAI E VENDE!

Ponto Focal: Topshop Amsterdam

A apresentação dos produtos em sua loja é linear, causando uma sensação de monotonia no consumidor? Então que tal seguir nossas dicas e dar um up para motiva-los a percorrer todo o espaço e descobrir suas ofertas? Para isto basta criar pontos focais.
Ponto focal (focus point) são apresentações localizadas em lugares estratégicos que se encarregam de destacar produtos, atraindo o olhar e a atenção do consumidor. São várias as maneiras de criar um ponto focal:
  • em paredes que podem ser pintadas de cor diferente para dar destaque
  • em suportes que elevam os manequins do piso
  • em mesas de apresentação
  • uma foto do produto ou uma imagem de campanha publicitária
  • telas onde são exibidos desfiles da coleção
Porém para um bom resultado, o ponto focal precisa de uma iluminação direcionada, um pouco mais potente do que a iluminação geral da loja para atrair a atenção. A luz, quando bem posicionada, cumpre muito bem esta função: conduz facilmente o olhar do consumidor para os locais de destaque no ambiente de vendas.

Em lojas com áreas mais generosas é comum utilizar os displays de ilha, colocados no centro geralmente formado por um agrupamento de manequins com looks coordenados cujas produtos estão expostos próximos a eles. Esta é uma regra básica: o que destacar tem que ser facilmente encontrado, não importa em que local o ponto focal está localizado. É simples: olhou, gostou, achou, comprou!

Observe nesta imagem da Topshop em Amsterdam, como os displays de ilha, com manequins elevados acima do piso, foram posicionados próximos aos produtos destacados. 

Topshop Amsterdam

Riachuelo Ipanema
Osklen: Imagem como ponto focal.

No projeto da Tommy Hilfiger (imagem abaixo) as paredes foram aproveitadas como pontos focais em diversos materiais, além de mesas de apresentação em alturas diferentes.

Tommy Hilfiger
C&A
Como pode ver, os pontos focais são estratégias de vendas super eficientes. Basta um pouco de criatividade, aproveitando as dicas das imagens, para movimentar a apresentação interna da loja com garantia de retorno imediato. Boas vendas!

Créditos das Imagens:
0'/>