15/03/2017

MARKETING DIGITAL PARA VAREJO DE MODA


Nos tempos atuais não dá mais para ignorar a importância do conteúdo digital como estratégia de promoção e atração de clientes. Os grandes varejistas e suas marcas poderosas dispõem de equipes altamente especializadas, amparadas por um Departamento de Marketing para divulgar seus produtos e interagir com seus clientes. Isto já está previsto no orçamento e não custa pouco. Mas e os pequenos e médios varejistas suportam estes encargos? A resposta certamente é não se considerarmos que a criação de um conteúdo de qualidade requer certo profissionalismo.

Mas é possível reduzir os custos a quase zero e divulgar sua marca? A resposta é sim. Quando o orçamento é curto vale a criatividade, sair do lugar comum e alcançar o objetivo maior de tornar a marca visível. As redes sociais são gratuitas e representam as principais ferramentas de comunicação digital. Mas é importante conhecer o formato de cada uma delas para não cometer erros que em lugar de trazer clientes, podem afasta-los.
Vamos falar aqui das mais populares e indicadas para o público de moda.

Fanpage Topshop
Facebook: excelente para criar um relacionamento direto com o público. Crie uma fanpage com uma imagem de capa que retrate bem o perfil de sua marca. Podem ser fotos da própria loja, (mas caprichada!), procurando o melhor ângulo, do interior ou da fachada. Se quiser um pouquinho mais de trabalho, crie um banner, através da ferramenta Paint disponível em qualquer computador. Nele pode conter imagem e a logomarca. Aí é só convidar os clientes e amigos para "curtir" a página depois que já tiver algum conteúdo publicado. Dê sempre boas vindas aos novos fãs, isto demonstra um relacionamento personalizado.
Funciona bem e o custo é zero!

Instagram: ideal para imagens e criar uma intimidade com o cliente, já que aceita comentários nas fotos e vídeos que pode publicar. A ferramenta hastag (#) é perfeita para compartilhamento de conteúdo. Use-a sempre com o nome da marca e o conteúdo da imagem com uma descrição curta (o público digital é muito rápido não gosta de perder muito tempo para entender o tema). Usando a mesma hastag direciona o usuário para uma nova página onde estão agrupadas todas as imagens de seu Instagram.

Twitter: o microblog que só aceita 140 caracteres, tornou-se popular exatamente por isto: postar conteúdos curtos, mas com mensagem direta. Os seguidores desta rede são velozes e amam saber tudo em tempo real. O que está acontecendo agora na sua loja? Uma promoção relâmpago, um cliente posando como modelo com o que acabou de comprar? É isto que eles querem saber e interagir com comentários e compartilhamentos e quem sabe ser o próximo a ter sua foto na rede.

Blog de moda
Blog: também gratuito através de diversas plataformas (blogger e wordpress são os mais populares) e fáceis de criar. Aqui o conteúdo precisa ser desenvolvido com mais tempo, pois as postagens devem ser maiores, comportam vídeos e fotos e requer certa habilidade na elaboração dos textos. Um blog bacana é aquele que oferece informações sobre sua própria marca e dicas para seus clientes sobre beleza, comportamento, tendências, viagens, celebridades etc. O público interessado em moda é antenado e gosta de estar por dentro de todas as novidades. Mas estas dicas devem ser sempre direcionadas ao seu público, para que ele se identifique com o conteúdo. Se seu varejo é para um público de médio poder aquisitivo, de que adianta colocar aquela dica de viagem em um Cruzeiro de milhares de reais? Ou hotel 5 estrelas que eles não se hospedarão? Esta é uma dica preciosa: falar com o seu público! 

Pinterest: esta rede é um verdadeiro álbum de figurinhas onde você cria pastas específicas por temas e devem ter conteúdo semelhante ao blog. Imagens capturadas na internet são agrupadas nestas pastas, que devem conter título. O tráfego nesta rede é maravilhoso. A própria ferramenta sugere imagens que estão ligadas aos temas escolhidos e o compartilhamento é muito rápido, ou seja sua marca vai longe!

Cada público tem suas redes preferidas e nem todos estão em todas, então observe o que acontece com os "likes", compartilhamentos e comentários e aos poucos você vai entender a linguagem que eles gostam, o tipo de imagens mais populares assim como as postagens mais acessadas no blog.

Agora que você já viu como é fácil vamos às dicas sobre os erros que você jamais deve cometer, quando se propõe a divulgar sua marca no meio digital:

Não interagir com seu público: jamais ignore os comentários, mesmo os negativos. Responda a todos eles mostrando que a marca não está interessada somente em postar fotos, mas manter um diálogo com seu público. Às vezes as perguntas são sobre preço, endereço e é o momento ideal para trazer o internauta para a loja. Trate-o como se ele estivesse presente na loja, portanto com um excelente atendimento.

Demorar para publicar postagem: criou o blog, a fan page, twitter e esqueceu? Tem mais gente na fila doidinho pelo seu cliente! Alimente suas redes com um regularidade, postando novidades, novos looks, chame a atenção para promoções, descontos, vitrines, enfim a rotina de sua marca.

É bacana ao fazer uma postagem no blog divulgar qual a data da próxima, caso você não publique diariamente. Isto cria uma expectativa no cliente sobre o que virá na próxima data. Escolha um dia certo e divulge.E observe também o melhor horário para postar. Se seus clientes trabalham em horário administrativo, é bem pouco provável que ao publicar ás 10h ele terá acesso. Nos horários de intervalos de almoço, ou final de tarde, pode ser uma boa opção para o alcance imediato. No meio de digital a velocidade das informações é assustadora e ao acessar, o público recebe tudo ao que está ligado, sejam suas próprias redes, bate-papo e as páginas que segue e precisa ser atraído também para seus canais. Portanto, trabalhe para aparecer, interaja com seu público, mantenha suas redes atualizadas e tenha a certeza de que hoje o conteúdo digital é a principal ferramenta de divulgação de sua marca

Gostou das dicas? Se precisar estamos à disposição para esclarecer suas dúvidas. A aba contatos e comentários é o seu canal de interação com nosso blog.
Na próxima quarta estaremos de volta com mais novidades para o varejo de moda.

Créditos das imagens:
0'/>