19/04/2017

COMO ELABORAR UM MANUAL DE VISUAL MERCHANDISING


Você já parou para pensar como as grandes redes varejistas conseguem distribuir seus produtos, considerando o grande volume de itens para apresentação? 

Como já foi falado por aqui em diversos posts, Visual Merchandising cuida do planejamento e distribuição dos produtos de forma ordenada para favorecer as vendas e criar a identidade e posicionamento das marcas.

Em lojas de pequeno / médio porte o projeto de VM flui com a própria entrada de novos produtos que são distribuídos lentamente ao longo da estação. Mas as grandes redes de fast fashion, onde a rotatividade de produtos é muito intensa, necessita de um planejamento mais elaborado que é enviado aos seus departamentos de VM responsáveis pela organização das lojas.
Para tanto empresas são contratadas para elaborar um Manual de Visual Merchandising que servirá de guia para exposições. Nele estão definidas as exposições em paredes, de solo, os displays que serão utilizados, a quantidade de peças, cores e tamanhos (planogramas), que obviamente são adaptados ao tamanho e arquitetura de cada loja. Veja o exemplo do Manual de VM da C&A elaborado pela HD Stores Design:



Os pequenos e médios varejistas devem seguir nesta mesma direção: elaborar planogramas para definir os locais de exposição de seus produtos. Com a planta da loja nas mãos, mesmo de forma manual, é possível determinar o que e onde serão expostos os vestidos, calças, camisetas,etc., determinar onde serão colocados os pontos focais com produtos coordenados (cross merchandising), enfim, toda a organização da loja. E fazer previamente, pois já se conhece e coleção, então fica fácil realizar esta tarefa, que precisa ser revista regularmente, de acordo com a entrada dos novos itens.

Sabe qual é o saldo positivo de elaborar um planograma com antecedência? É que você pode ter uma loja com cara renovada sempre, mudando uma coisinha aqui, outra ali, criando impressões positivas nos clientes do tipo : aqui tem sempre novidades! Observe o concorrente mais próximo, o vizinho do lado que vende o mesmo tipo de produto que você e saia na frente. Planeje, mude, renove!

Aproveite nossas dicas e boas vendas!

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