14/06/2017

RICARDO FERREIRA VOLTA A COMANDAR A RICHARDS

Com 45 anos de marca, Ricardo Ferreira, o fundador da Richards, volta a comandar a grife para resgatar o estilo que a elevou ao patamar de referência de moda masculina no Brasil
Por Jorge Grimberg

Ricardo Ferreira (Foto: daryan dornelles)
Ricardo Ferreira clicado por Daryan Dornelles
"A melhor forma de fazer é ser.” No universo da moda masculina, poucos têm tanta autoridade para dizer isso quanto o septuagenário Ricardo Affonso Ferreira.Conhecedor de um Rio de Janeiro que as gerações mais novas dificilmente conseguem imaginar, ele mirou no estilo de vida dos cariocas que frequentavam o Arpoador nos anos 1960 para criar aquela que é uma das principais grifes masculinas do Brasil, a Richards. Era lá que, adolescente, Ferreira passava as tardes e gradativamente se tornava um aficionado por esportes náuticos. Trazia consigo também uma certa inquietação com o status quo – o “sistema” –, algo típico de quem viveu aquela época. Não é por acaso que, juntas, essas características nos mostram com nitidez o DNA da Richards.
De certa forma, elas também nos mostram o objetivo atual da vida de Ferreira: resgatar a alma da grife que criou há 45 anos e que tanto diz sobre ele. Negativamente influenciada por uma gestão mais focada em buscar sinergias entre as várias grifes que formam o grupo InBrands, a Richards, assim como a holding que a controla, para se reerguer tenta com urgência entregar mais criatividade e foco no varejo do que resultados financeiros. Assim, trazer de volta à grife seu criador (que desde 2011 participava apenas do Conselho de Administração) era um movimento-chave. “Esse estilo de vida do homem do mar, dos esportes e de bem com a vida é o próprio Ricardo”, diz Nelson Alvarenga, fundador da Ellus e que no fim do ano passado assumiu o posto de CEO da InBrands. 
Outono-Inverno 17
 Quem coordenava a marca era um banco (no caso, a gestora de fundos Vinci Partners). O pessoal do banco é fantástico, mas tem uma visão de mundo diferente de quem está construindo uma marca. Nosso negócio é um negócio de gente. As pessoas não compram em uma loja somente um produto. Coisas intangíveis não são valorizadas”, diz Ferreira – e, com a declaração, ele reitera a razão de sua volta. “Eu nunca cheguei a sair. Estava no Conselho, mas quando o Nelson assumiu o cargo de CEO da InBrands, no ano passado, ele me convidou para voltar ao trabalho. Eu cuido da InBrands no Rio de Janeiro, e o Nelson, em São Paulo. Isso inclui as outras marcas do grupo.” 
Outono-Inverno 17
 De volta ao comando da grife desde dezembro, o timoneiro Ferreira tem a excitação de um garoto e o espírito jovial que parecem contradizer suas sete décadas de vida. Essa empolgação o faz querer  resgatar a essência do negócio o quanto antes. Por muito tempo, a Richards consolidou-se como um dos símbolos de vestir do homem carioca. Com peças clássicas, sempre com um clima náutico e descontraído, a marca trouxe para o varejo roupas simples, para serem usadas no dia a dia, com referências do estilo de vida do fundador, modificando o – até então – pequeno mercado de moda masculina nacional. A grife acabou abrindo portas para muitas outras que surgiram nos anos seguintes. “Um dia, eu vi meu pai indo trabalhar de manhã e perguntei: ‘Por que você usa esse terno com gravata?’. Ele disse: ‘Porque é assim, e, um dia, você vai usar também’, mas eu nunca tive um terno até hoje!”, diverte-se o empresário. 
Ricardo morava em Ipanema quando o bairro ainda era muito diferente do que o que conhecemos hoje. “Ipanema era um lugar distante do Rio. Atrás da minha casa, tinha areia, e do lado, também. Eu morava na Praça Nossa Senhora da Paz, e lá não havia construções. Isso foi nas décadas de 1960 e 1970, e eu ali, naquele palco de várias pequenas revoluções.” A bossa nova, por exemplo, começou em Ipanema. E Ferreira foi na onda – não necessariamente por causa da música. “Íamos à casa de Tom Jobim. As meninas achavam ele bonito, e eu ia junto e pensava: ‘Engraçada essa música, parece que ele está falando’. Eu achava estranho, mas estava no movimento.” 
E a Richards surgiu como fruto dessa experiência singular. O clima da loja refletia o lifestyle de Ricardo. Amante de esportes como surf, mergulho e pesca submarina, os elementos da sua vida foram formando o visual merchandising. Em 1982, ele comprou um veleiro no sul da França. Na época, o empresário se apaixonou pela região e sua estética de cores e simplicidade. A identificação era tanta que mandou decorar com um barco o ponto de venda. De fato, ele queria se sentir em casa ao entrar na Richards. 
Outono-Inverno 17
  Hoje, Ferreira, que vive em uma belíssima casa no Joá, está mais preocupado em reaver o propósito e a experiência da marca do que se envolver em processos burocráticos. Para isso, deixou de lado o ciclismo, um de seus principais hobbies ao lado da pesca submarina. Nos últimos anos, ele fez várias incursões com amigos por Palma de Maiorca, na Espanha, e, claro, pelo sul da França. O refresco mental dessas viagens deve ser visto em seu retorno ao cotidiano da Richards. “Eu fiquei pensando no significado da palavra conforto: é um lugar onde me sinto seguro e bem, no qual confio. Não é um sofá e televisão. Eu tento entender o que as pessoas que entram na loja querem.” 
A Richards tem mais de 80 lojas no país. Sim, ela precisará afinar suas ferramentas de gestão, mas resgatar a essência do Rio de Janeiro, do esporte e do estilo de vida ao ar livre é a agenda primeira desse retorno. “Não posso pensar somente em metas e lucros. Na área de estilo, a maior recompensa é o reconhecimento”, diz Ferreira. “As pessoas só estavam vendo números.” Com o pai da marca novamente à sua frente, reconhecimento certamente não será problema."
Outono-Inverno 17
A Richards tem mais de 80 lojas no país. Sim, ela precisará afinar suas ferramentas de gestão, mas resgatar a essência do Rio de Janeiro, do esporte e do estilo de vida ao ar livre é a agenda primeira desse retorno. “Não posso pensar somente em metas e lucros. Na área de estilo, a maior recompensa é o reconhecimento”, diz Ferreira. “As pessoas só estavam vendo números.” Com o pai da marca novamente à sua frente, reconhecimento certamente não será problema."



Fonte: http://gq.globo.com/Estilo/Moda-masculina/noticia/2017/06/de-volta-richards-ricardo-ferreira-aposta-em-tradicao-para-restaurar-marca.html
http://www.richards.com.br/institucional/campanha#&gid=1&pid=24


Comentários
Clique aqui e deixe seu comentário.

0'/>