09/09/2017

COMO PLANEJAR UMA LIQUIDAÇÃO EM LOJAS DE MODA


Finalzinho de inverno e um cheiro de primavera que já vem por aí. Época de esvaziar a loja para receber a nova coleção. Se sua loja está localizada em um shopping, você já recebeu com antecedência o calendário das liquidações. Caso contrário é válido pegar uma carona das datas dos grandes centros comerciais ou calendários de liquidações da cidade e entrar no clima. Neste post vamos dar algumas dicas para você planejar a liquidação, atrair clientes e lucrar nesta época.

Escolher as peças e definir os descontos:
É importante que você divida esses produtos em dois tipos: os vendáveis e os rentáveis, ou seja, aqueles que têm mais saída e um custo menor do que a média do seu estoque, e os que não são vendidos com frequência mas representam uma margem de lucro maior.

Se o objetivo de sua loja for o aumento das vendas, aposte nos produtos vendáveis. Mas se sua ideia for atrair novos clientes, os rentáveis são os mais indicados para entrar na liquidação.


Seja qual for a escolha, a ideia é vender mais barato, mas não ter prejuízo. A partir do valor de custo do produto, calcule o desconto em cima da sua margem de lucro.
Organização da loja:

Uma loja em liquidação precisa estar tão organizada quanto em período normal. Não vale amontoar os produtos e apresentá-los de qualquer jeito. Existem maneiras de organizar a loja que facilitam o cliente escolher o que deseja e deixar a loja com um visual impecável.
  • organize por tamanho: em lojas de sapatos é a maneira mais prática. Em lojas de vestuário funciona se o estoque for grande que permita uma exposição equilibrada. Não vale um espaço enorme para os de tamanho P e um mínimo para o G. 
  • organize por descontos: separe os produtos de acordo com os descontos aplicados e informe nas tags das araras e das roupas o valor. A menos que toda a loja esteja com o mesmo desconto, esta organização facilita muito o cliente.

Visual merchandising:

Comece a planejar uma vitrina atraente, informando que sua loja está em liquidação. Hoje temos muitos recursos para decorar vitrinas nesta época. O mais comum são os adesivos. Fáceis de colocar e retirar. Veja o exemplo da Diesel: manequins usando jeans, camiseta básica e no vidro estão os adesivos.

Um detalhe bacana desta vitrina são as letras penduradas nos manequins. Uma solução de baixo custo que transmite a mensagem desejada.


Nesta outra o conceito é bem parecido: os manequins vestidos de forma semelhante, mas o recurso visual foram o banner e o suporte no piso indicando o percentual de desconto.


Um exemplo de vitrina de liquidação que passa a mensagem de forma sutil porém atraente:



Divulgação:


Divulgue sua promoção. Para isto use as redes sociais e se tiver a lista de contatos dos clientes, um e-mail marketing criativo funciona. Mas não esqueça de colocar o prazo da liquidação. Os clientes se movimentam mais rápido em busca das melhores ofertas. 
Então, mãos à obra e boa vendas!

E aí, gostou das nossas dicas?


Comentários
Clique aqui e deixe seu comentário.



Créditos
http://www.arro-signs.co.uk/blog/wp-content/uploads/2014/11/window-display-sale-letters.jpg
https://i.pinimg.com/736x/38/2f/fc/382ffc3dc35850e62b5cc77754a9f900.jpg
http://www.freeiconspng.com/img/20930
https://thewindowdisplayblog.files.wordpress.com/2010/07/esprit1.jpg
http://4.bp.blogspot.com/-
http://boasvendas.uatt.com.br/como-fazer-promocoes-em-uma-loja-de-roupas/
https://i.pinimg.com/736x/82/93/fb/8293fb0e0eec15cf857f4583e562062b--sale-window-display-window-displays.jpg
0'/>