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Fonte: http://theconversation.com/digital-by-design-how-technology-is-breathing-new-life-into-the-fashion-business-93511 |
Já percebeu como tudo está mudando rápido demais?
Dias parecem anos quando se trata do surgimento de
algo novo. O que antes chegava com um espaço de tempo razoável para nos
adaptarmos às mudanças, agora não. Quando começamos a digerir o novo, já está
vindo outra novidade e se não ficarmos ligados, vamos perder o bonde da
história.
No varejo de moda não é diferente. A moda hoje já
não é tão inovadora assim, faz tempo não temos um grande um grande movimento
capaz de revolucionar conceitos, como nos anos 1960 quando surgiu a mini-saia.
Hoje vale mais o que a indústria oferece em termos de inovação na fabricação de
tecidos, beneficiamento de matérias primas e por aí vai.
E a velocidade da informação levou ao nascimento
de uma nova geração de consumidores. Eles estão mais conectados, bem
informados, se acostumando a fazer compras online, menos leias às marcas e...
bem mais impacientes. Olha a velocidade aí!
Na verdade estão
buscando mais a experiência com a marca do que propriamente a posse de um
produto e aí este comportamento de compra acaba refletindo no cenário do varejo
e aqueles métodos tradicionais de conquistar os consumidores, já não estão
valendo mais.
Neste novo momento, a loja física deve ser vista
como um produto. É preciso reavaliar o espaço. Investir em estratégias que
conduzam à uma experiência positiva com certeza vai proporcionar uma imagem
também positiva da marca. E hoje o que mais vemos é a palavra
"emoção" em tudo. O novo consumidor é movido por emoção.
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O "tudo blue" da Miu Miu Bankok |
Já percebeu o sucesso que acontece por aqui com a
chegada das lojas conceito? O que elas oferecem é bem mais que produtos, é
experiência. Em eventos como festivais de música, as marcas chegam com suas
"pop-up stores" sem visar muito lucro, mas fincar sua bandeira na
mente do consumidor, na medida em que trabalham a emoção seja na trilha sonora,
seja na exposição interativa, seja no aroma aliando-se com o clima do evento.
E a velocidade sobre a qual falamos já está chega
também no modo de fabricar e distribuir as coleções. Se antes havia um
intervalo gigante entre os desfiles de lançamentos e a chegada dos produtos nas
lojas, criando aquela expectativa gostosa de ter o hit da estação, hoje o que
as marcas estão procurando é reduzir o tempo de espera a quase zero.
O "see now buy now" (veja agora e compre
agora) já é fato consumado. Acabou o desfile, a loja já está recheada com os
produtos. O fast fashion ganha cada vez mais espaço por sua capacidade de
produzir em semanas o que aparece como tendência emergente, atendendo ao
consumidor veloz, ávido por novidades.
São os novos tempos que nos levam a pensar nos
novos rumos do varejo físico, que foi, é e sempre será o melhor ponto de
contato do consumidor com a marca. Investir na loja, estimular os sentidos,
provocar emoção é a fórmula para sobreviver em um mercado cada vez mais
competitivo.
E você, o que tem feito para atrair este novo
consumidor?
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Créditos das imagens
http://theconversation.com/digital-by-design-how-technology-is-breathing-new-life-into-the-fashion-business-93511
https://retaildesignblog.net/2019/01/01/miu-miu-store/
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https://retaildesignblog.net/2019/01/01/miu-miu-store/