25/04/2019

OMNICHANNEL: O VAREJO DO FUTURO



No post anterior falamos sobre a nova loja da marca Tommy Hilfiger e suas mudanças nas estratégias de vendas, que agora utilizam o moderno sistema "omnichannel". E o que isto significa? Vamos falar sobre este assunto de forma simples para mostrar as vantagens e como as vendas podem ser alavancadas por este sistema. 
É fato que houve uma mudança no comportamento do consumidor e hoje falamos mais em experiência de compra e o termo "vendas" já está ficando para trás. O público deseja uma intimidade, uma relação bacana com a marca seja comprando na loja física (offline) ou online, através dos meios eletrônicos como sites e aplicativos. Mas o foco é que todas estas formas se traduzam em fidelidade. E quem não deseja clientes fiéis? 
Explicando o que o moderno varejo pode oferecer:
  • A estratégia omnichannel significa a integração de todos os canais de compra disponíveis, porém integrados entre si. Em uma loja o cliente pode acessar o site da marca, fazer o pedido diretamente com o vendedor e optar por receber o produto em casa. Isso se traduz em conforto e comodidade. Percebe como os canais estão conectados e um ajudando o outro a melhorar a experiência do consumidor com a marca?
  • Uma forma que já ganha força é o consumidor realizar a compra online e retirar na loja física com algumas vantagens como o frete grátis, por exemplo. Nesta modalidade, crosschannel os canais se cruzam, tanto o online como o offline e se complementam. Mas requer atenção máxima com a ambientação e atendimento oferecido pela loja. Na retirada, este consumidor pode conhecer outros produtos e realizar mais uma compra. 
  • Temos ainda a estratégia multichannel quando a marca possui diversos canais de compra, (loja física, site, aplicativo, redes sociais etc.) mas eles são independentes um do outro. Não se comunicam. As lojas podem ter ofertas no site ou aplicativo e o vendedor da loja física sequer conhecer. São canais que no fim das contas competem entre si, não se complementam.
FOCO NO CONSUMIDOR
O novo consumidor busca por soluções simples e práticas. Ele quer comprar onde quiser, pagar como quiser e receber o produto em casa ou retirar na loja. A decisão final é dele, de acordo com o que lhe convém. Isto é o grande benefício do omnichannel: possibilitar escolhas ao integrar todos os seus canais de vendas.
Sem dúvidas ainda é uma estratégia recente e precisa de um amadurecimento por parte das empresas para cumprir o que oferece e proporcionar uma experiência positiva que fará do seu cliente seu maior veículo de publicidade. 
Pesquisar sobre seus clientes, sobre como eles costumam comprar, se já estão habituados aos meios eletrônicos como canais de compra são informações importantes que ajudarão no desenvolvimento de sua estratégia omnichannel.

Apenas ressaltando: é o futuro que já chegou no varejo!
Dúvidas ou sugestões? Deixe aqui seu comentário.

Crédito da imagem:
https://tinyurl.com/y3vqlgfy
0'/>