04/03/2020

VISUAL MERCHANDISING - Como surgiu?

Para entender como surgiu o VISUAL MERCHANDISING precisamos fazer uma viagem no tempo quando o merchandising dava os primeiros passos na Idade Média. As cidades começaram a se formar e os comerciantes com gritos e palmas chamavam a atenção dos clientes anunciando o que vendiam no interior das lojas.

Depois os produtos passaram a ser expostos nas ruas em mesas e tabuleiros já de forma organizada, facilitando a visibilidade de quem passava. A Revolução Industrial permitiu a produção em larga escala dos produtos e o crescimento do varejo não demorou a acontecer. Surgem então as "General Stores", lojas que vendiam de tudo um pouco: tecidos, máquinas, implementos agrícolas e por aí vai.

Photo: Tony Morgan


A diversidade dos produtos vendidos incentivou o nascimento de lojas especializadas e o grande acontecimento da época foi a primeira loja de departamento em Paris: a Le Bon Marchè, em 1850. Contando com uma estrutura gigantesca este novo formato permitia a exposição dos produtos por categorias.
Le Bon Marchè - Paris

Le Bon Marchè- Interior

Os Estados Unidos não perderam tempo e construíram a Sears em Chicago em 1886. Em Londres a Selfridgs causou impacto com sua arquitetura e o mesmo formato com  departamentos organizados por categorias. Aqui a Casa Masson (1871), Pernambucanas (1906) e Mesbla (1913) foram as pioneiras no setor, abrindo suas portas nos grandes centros urbanos da época.

Selfridgs- Londres
Sears, Chicago- USA


Nesta época a tecnologia que permitiu a fabricação de vidro em grandes dimensões foi o ponto de partida para as lojas abrirem suas fachadas criando então as primeiras vitrinas. As lojas de departamento encontraram nestes espaços uma forma de expor seus produtos de forma artística chamando a atenção do público.



O sucesso das vitrinas e o aumento das vendas dos produtos expostos, incentivaram os varejistas a expor seus produtos que antes ficavam em prateleiras atrás dos balcões, facilitando desta forma o contato direto dos produtos com o público. Eram os primórdios do VISUAL MERCHANDISING!






As pioneiras lojas de departamento evoluíram com o tempo e continuam a aplicar as mais modernas técnicas de exibição aliados aos avanços da tecnologia, seduzindo os consumidores e imbatíveis em preferência e vendas.

Le Bon Marchè - Paris

Le Bon Marchè- Visual Merchandising

Fachada Selfridgs- Londres

Interior Selfridgs- Londres



Gostou deste post? Deixe seu comentário e sugestões de pautas.
Siga-nos em nossas redes. Sempre tem novidades por lá.
Novos posts sempre às quartas feiras. Até lá!


Créditos das imagens:
0'/>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão publicados após moderação.