![]() |
Loja Havaianas- Lisboa |
Organizar a exposição dos produtos não é tarefa muito fácil. São muitos segredinhos que precisamos descobrir para que o resultado alcance seu objetivo: chamar a atenção do consumidor. E quando temos à nossa disposição uma variedade de cores para expor, o que fazer?
Todos conhecemos o Círculo Cromático e os esquemas mais conhecidos (cores análogas, opostas, complementares etc.). Ao escolhermos um destes esquemas e planejarmos a exposição estamos no caminho certo. Mas, e este esquema conhecido como VIBGYOR, você conhece?
- V= violeta (violet)
- I= indigo
- B= azul (blue)
- Y= amarelo (yellow)
- O= laranja (orange)
- R= vermelho (red)
![]() |
Farm-Rio: esquema VIBGYOR |
1. Violeta
Simbolicamente está associada à fé, paciência, sonhos e
mistérios. Violeta está ainda associada à igreja; para os cristãos católicos é
a cor da Paixão, da Sexta-Feira Santa, usada no vestuário clerical de
acordo com a hierarquia.
![]() |
Dalu Store- Santiago |
Por ser uma cor difícil de reproduzir, em épocas
passadas era símbolo da realeza e da nobreza. A ametista passou a
simbolizar a cor e no Egito Antigo os faraós se enfeitavam com esta pedra como
símbolo de status; já os gregos atribuíam à ametista o
poder de neutralizar os efeitos da bebida.
Comercialmente, violeta não é recomendada em grandes áreas de vendas, pois muitos afirmam que ela provoca sensação de tristeza, introspecção. Se esta for a cor dominante, deve ser aliada a uma cor mais vibrante, como o laranja, sua complementar. Ao lado do amarelo, o efeito também é o mesmo.
2. Indigo
Fica entre o violeta e o azul. Recebe este nome devido à
semelhança com a tonalidade obtida a partir da fermentação das folhas de
espécies chamadas anileiras, como a indigofera, cultivadas
principalmente no sul da Ásia. O corante natural obtido é comercializado
em forma de pequenos blocos como pedras de giz.
A cor se tornou popular quando passou a tingir, já em forma sintética, o "denin", tecido resistente utilizado para fabricação de roupas de trabalhadores americanos mais tarde adotando o nome "Blue jeans".
O índigo assim como o azul possui propriedade calmante e relaxante, atua no sistema nervoso central, trazendo calma e paz para a mente. Faz parte da tríade das cores frias (azul, índigo e violeta), é a cor da dignidade, da intuição, da sabedoria e da concentração.
A cor complementar do Azul Índigo é o laranja, que entra para dar uma animada na exposição dos produtos. Na imagem abaixo o índigo foi a cor dominante, aliada ao preto e branco, bem ao estilo luxuoso da Chanel.
![]() |
Chanel- Pop Up Colette- Paris |
3. Azul
É a cor que os budistas tibetanos interpretam como a cor da sabedoria transcendental e os egípcios antigos consideravam como a cor da verdade. É a cor da nobreza, daí a expressão "sangue azul". Mas nem tudo que é azul tem efeito benéficos: em excesso pode provocar melancolia, tristeza.
![]() |
Miu Miu |
4. Verde
Verde produz sensação de frescor e energia, e o público
infantil associa o verde exatamente a isto: energia e vigor. Por ser a cor que
nos semáforos representa passagem livre e isto já está em nosso mapa mental, é
sempre bom dosar seu uso em exposições muito extensas, e não custa dar uma
pitada de vermelho, sua complementar, que nos diz: pare!
A psicologia das cores estuda as emoções e sensações que elas provocam assim na arquitetura o verde no teto é protetor, nas paredes passividade e calma, no piso evocam a natureza e relaxamento.
5. Amarelo
![]() |
Bold Store |
Amarelo é cor primária e sua complementar é o violeta. Possui a qualidade de expansão, tornando aparentemente maior um objeto em seu tamanho real. É a cor do ouro, do topázio e do fruto maduro. Ativa o intelecto e a concentração nos detalhes por isto muito utilizada em áreas de estudo e trabalho.
Estimulante do apetite, utilizada especialmente nas redes de "fast foods", juntamente com o vermelho. Já reparou que nestas redes há a predominância destas cores? Come-se mais e mais rápido!
6. Laranja
![]() |
Vitrine Balanciaga- cor laranja |
Energia, entusiasmo, comunicação e espontaneidade são palavras chave associadas ao laranja. Lembra verão, calor, diversão, liberdade e atitudes positivas.
Muito comum o uso de tons pastel pastel de laranja, como pêssego
ou versões mais profundas, como terracota.
7. Vermelho
![]() |
Chanel |
Faz parte das cores primárias, e sua complementar é o verde. Do vermelho deriva-se o rosa com adição de branco, remetendo ao feminino, à delicadeza ao romantismo.
Quer saber mais sobre cores para lojas? Leia aqui!
Créditos das imagens:
http://www.lendomais.com.br/wp-content/uploads/2011/10/Havaianas.2.jpghttps://s-media-cache-ak0.pinimg.com/236x/33/06/b2/3306b2476a9f34a2b542dcb5f7c1039b.jpg
Comentários