LAYOUT DE LOJA: QUAL O MELHOR?

 

Imagem ce loja com layout grid


Pensando em abrir uma loja ou quer repaginar a que já possui? Diante destas duas situações, uma coisa é certa: definir o layout correto vai ser crucial para o bom desempenho da loja. Isto porque além de facilitar o percurso do cliente, maximizando as vendas, o layout também é uma poderosa ferramenta para comunicar a identidade da loja. Neste artigo falaremos sobre os tipos de layout mais comuns em lojas de moda, as vantagens e desvantagem de cada um.


O que é layout?

 

Layout pode ser definido como o arranjo da estrutura interna da loja. É ele quem determina a localização dos equipamentos de exposição, a zona de caixa, área de descanso, local dos provadores, enfim todos os elementos que a loja vai abrigar. 


Tipos de layout para lojas de moda

 

Existem vários tipos de layouts que são utilizados nos mais diversos segmentos do varejo. Mas, em lojas de moda os mais indicados e adotados para plantas com pequenas e médias dimensões são dois:  layout de pista, layout de fluxo livre. 

1. Layout de pista (loop):

Layout pista ou loop


A disposição dos expositores é feita em uma sequência que lembra uma pista de corrida, por isso também é conhecido como racktrack É um caminho controlado que leva os clientes a percorrer todo o ambiente, visualizando o máximo de produtos. Este tipo de layout valoriza as exposições em paredes e possibilita a combinação de displays em diversos modelos, proporcionando um dinamismo atraente. 

 

Na área central geralmente são utilizados equipamentos mais baixos, como mesas de apresentação exibindo produtos dobrados em pilha ou agrupamento de manequins criando um ponto focal, mas nada deve impedir a visualização das paredes.

 

A loja Centauro é um exemplo do layout de pista ou loop. Varejista de produtos esportivos, adotou uma pista de corrida como um caminho que convida os clientes a percorrer toda a área. Seguindo esta pista, corredores se abrem para as laterais, passando por displays de diversos formatos e alturas variadas,  chegando até aos expositores nas paredes. A área generosa desta loja, permite que sejam criados vários "loops", setorizando os espaços.


Imagem da Loja centauro com layout de pista
Loja Centauro- Layout loop



O exemplo da Centauro, criando uma pista de corrida, se encaixou bem na proposta da marca fazendo alusão aos esportes. Na imagem abaixo podemos observar como apenas a disposição dos displays, cria o efeito de pista sem nenhuma demarcação no piso. 


Imagem de loja com layout de pista
Layout pista ou loop

                                                                            

Vantagens do layout de pista (loop)

 

  1. Permite o total aproveitamento das paredes;
  2. Pode-se criar diversos formatos de apresentação dos produtos: dobrados e pendurados, criando uma exposição dinâmica e atraente; 
  3. Alta visibilidade dos produtos: com produtos expostos nas paredes e nos displays centrais, cada produto é visto individualmente.

Desvantagens

  1. Pode parecer opressor se os displays centrais exibirem produtos empilhados em grande quantidade, não permitindo uma boa visibilidade das paredes;
  2. Se a circulação não for bem planejada, cria uma sensação de confinamento 


Layout de fluxo livre



Aqui os expositores são dispostos livremente porém é a organização dos temas da coleção quem vai definir o percurso do consumidor. É preciso muito planejamento para este tipo de layout, evitando uma exposição confusa na qual o consumidor se perde e não encontra o que procura.


Imagem de layout livre ou free
Layout livre (free)


Neste tipo de layout não há um padrão de circulação definido, permitindo que os clientes circulem livremente no interior da loja. Um layout de fluxo livre é adotado por muitos varejistas especializados porque permite o máximo de criatividade e pode ser facilmente modificado. Acessórios e displays são colocados em ângulos para encorajar os clientes a desacelerar e explorar os agrupamentos de produtos destacados a cada passo.

 

O layout de fluxo livre cria linhas de visão abertas em toda a loja, permitindo que as exibições de destaque fiquem altamente visíveis. Isso torna mais fácil direcionar os clientes para zonas de mercadorias específicas usando cores e materiais diferentes e agrupamentos de produtos que chamem a atenção.

 

Funciona bem para espaços com plantas irregulares, butiques e lojas de luxo que possuem estoques menores, uma vez que é projetado para destacar grupos de produtos em vez de armazenar mercadorias em quantidade.

 

Layout Livre



Vantagens:

  1. Permite a livre circulação dos clientes;
  2. Estimula a compra por impulso, uma vez que os produtos são expostos de forma mais completa;
  3. Dá liberdade para a criação de diferentes tipos de displays, criando um design interesante, nada monótono.

 

Desvantagens

 

  1. O controle de estoque é mais complexos do que outros layouts mais estruturados;
  2. O aproveitamento do espaço é menor, uma vez que a disposição dos displays não obedecem uma ordem mais criteriosa;
  3. A falta de criatividade na disposição e escolha dos displays pode acarretar em uma área monótona. 

 

Seja qual for o tipo de layout escolhido, três quesitos são fundamentais:

  1. privilegiar a circulação: consumidores não se sentem confortáveis em corredores apertados, Gostam de espaço para examinar os produtos sem a sensação de confinamento.
  2. conduzir o consumidor a circular por todos os espaços da loja: criar estímulos ao longo do percurso como pontos focais, expositores diferentes, imagens de campanha, são algumas estratégias que funcionam para motivação do consumidor.
  3. organizar a exposição facilitando a localização dos produtos: definir previamente onde e o que será exposto além de otimizar o espaço, favorece as compras por impulso já que pode-se montar uma exposição lógica, de fácil compreensão. Selecionar zonas por temas da coleção é um exemplo e vemos muito isto em lojas de departamento.

 

E mais: coloque-se na posição de um cliente e responda a uma pergunta primordial: o que quero vender é fácil de encontrar? Consigo circular com conforto no interior da loja? Respondidas estas perguntas o resultado será a maximização das vendas.



Créditos das imagens:

http://fitsmallbusiness.com/planning-your-store-layout/

https://cdn.shopify.com/s/files/1/1246/6441/files/header_11ad2e56-08eb-4d39-a455-b63175c46c5e.jpg?
13745948847729660440
https://mercadoeconsumo.com.br/2018/12/06/centauro-reinaugura-loja-do-shopping-center-penha-com-novo-design/

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