QUAL A COR IDEAL PARA LOJAS? - Quitanda Fashion

QUAL A COR IDEAL PARA LOJAS?

30/04/2021

 

Imagem da loja Benetton-Londres
Benetton Flagship- Londres

Quando se pensa em um projeto de loja, uma das questões mais importantes é: qual a cor ideal para as paredes? Que efeitos produzirão no design e nas sensações dos consumidores? Este é o tema desta postagem.

Um projeto de loja deve ser pensado não apenas com a loja vazia, sem considerar o Visual Merchandising; ao contrário, é importante prever que as coleções chegarão e em cada estação tudo muda: as cores mudam, as texturas mudam, as tendências mudam nesta dinâmica agitada da moda.

Existem inúmeros estudos sobre a influência das cores em nosso estado emocional e as marcas se apoiam nestes dados para escolher qual, ou quais cores farão parte de sua identidade visual, pois elas lembrarão vigor, alegria, melancolia, poder; remetem ainda ao conceito de sustentabilidade, de luxo etc.

Então, apostar na neutralidade é a melhor saída. Fundo neutro realça os produtos e não confunde o olhar do consumidor, além de deixar uma impressão de amplitude no ambiente. Mas tons neutros não significam monotonia.  Revestimentos na mesma tonalidade com diferentes texturas proporcionam efeitos surpreendentes se iluminados adequadamente.

As cores devem ficar pontuados em detalhes, como poltronas, atrás do caixa, nas portas (ou cortinas) dos provadores, principalmente se a logomarca tiver uma cor específica. Ela deverá estar presente nestes detalhes, assim haverá uma identificação rápida, entre a marca e a loja.

Imagem da loja Paul Smith-Berlim
Paul Smith-Berlim

Branco, tons de cinza que lembrem cimento, um bege suave dão super certo e por serem neutros aceitam bem detalhes de metal, madeira, tijolos aparentes, e como já falamos, as cores fortes em detalhes. Estes tons estão em alta ultimamente bem como o design mais clean, deixando os produtos ocuparem o lugar de protagonistas no espaço.

Imagem da loja Muse- França
Muse Store- França

Uma dica importante: a cor do teto. Cores escuras dão a impressão de que o ambiente é mais baixo, cores claras produzem o efeito contrário. Então vale observar o tamanho da área e a altura do pé-direito e definir qual o tom produzirá o efeito desejado.

Imagem da loja Gasparina-Espanha
Loja Gasperina- Espanha

A marca Sueca BOLD, tem sua identidade visual baseada no amarelo que está presente nas embalagens, cartões, etiquetas e logomarca. Observe como esta cor se faz presente na fachada e no interior da loja cercada por tons neutros no piso e paredes, criando um equilíbrio perfeito.

Imagem da Loja Bold- Suécia
Bold Store-Suécia

Escolha sua cor, brinque com ela. Ela falará muito com seu público-alvo!


Créditos das Imagens

Comentários



© Quitanda Fashion - 2021. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Quitanda Fashion.
Tecnologia do Blogger.