QUAL A COR IDEAL PARA LOJAS?

 

Imagem da loja Benetton-Londres
Benetton Flagship- Londres

Quando se pensa em um projeto de loja, uma das questões mais importantes é: qual a cor ideal para as paredes? Um projeto de loja deve ser pensado não apenas com a loja vazia, sem os produtos que encherão araras e prateleiras; ao contrário, é importante prever que as coleções chegarão e em cada estação tudo muda: as cores mudam, as texturas mudam, as tendências mudam nesta dinâmica agitada da moda.


Existem inúmeros estudos sobre a influência das cores em nosso estado emocional e as marcas se apoiam nestes dados para escolherem qual, ou quais cores farão parte de sua identidade visual, pois elas lembrarão vigor, alegria, luxo, poder, sustentabilidade, feminino, masculino e por aí vai.

 

Então, apostar na neutralidade é a melhor saída. Fundo neutro realça os produtos e não confunde o olhar do consumidor, além de deixar uma impressão de amplitude no ambiente. As cores e revestimentos diferentes devem ficar pontuados em detalhes, como poltronas, atrás do caixa, nas portas (ou cortinas) dos provadores, principalmente se a logomarca tiver uma cor específica. Ela deverá estar presente nestes detalhes, assim haverá uma identificação rápida, entre a marca e a loja.

 

Imagem da loja Paul Smith-Berlim
Paul Smith-Berlim

Branco, tons de cinza que lembrem cimento, um bege suave dão super certo e por serem neutros aceitam bem detalhes de metal, madeira, tijolos aparentes, e como já falamos, as cores fortes em detalhes. Estes tons estão em alta ultimamente bem como o design mais clean, deixando os produtos ocuparem o lugar de protagonistas no espaço.

 

Imagem da loja Muse- França
Muse Store- França

Uma dica importante: a cor do teto. Cores escuras dão a impressão de que o ambiente é mais baixo, cores claras produzem o efeito contrário. Então vale observar o tamanho da área e a altura do pé-direito e definir qual o tom produzirá o efeito desejado.

 

Imagem da loja Gasparina-Espanha
Loja Gasperina- Espanha


A marca Sueca BOLD, tem sua identidade visual baseada no amarelo que está presente nas embalagens, cartões, etiquetas e logomarca. Observe como esta cor se faz presente na fachada e no interior da loja cercada por tons neutros no piso e paredes, criando um equilíbrio perfeito.

Imagem da Loja Bold- Suécia
Bold Store-Suécia

Escolha sua cor, brinque com ela. Ela falará muito com seu público-alvo!


Créditos das Imagens

Nenhum comentário:



Topo