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Visual Merchandising em loja de alimentos |
No post anterior falamos sobre os conceitos de VISUAL MERCHANDISING e sua importância no varejo moderno. Mas como surgiu o VISUAL MERCAHNDISING? Em que época as técnicas começaram a ser aplicadas? Este é o tema de nossa postagem de hoje.
Para entender como surgiu o Visual Merchandising precisamos fazer
uma viagem no tempo quando o merchandising dava os primeiros passos na Idade
Média. As cidades começaram a se formar e os comerciantes com gritos e palmas
chamavam a atenção dos clientes anunciando o que vendiam no interior das lojas.
Lojas de departamento: revolução no merchandising
A diversidade dos produtos vendidos incentivou o
nascimento de lojas especializadas mas o grande acontecimento da época foi a
primeira loja de departamento em Paris: a Le Bon Marchè, em 1850. Contando com
uma estrutura gigantesca este novo formato permitia a exposição dos produtos
por categorias.
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Le Bon Marchè- Paris |
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Le Bon Marchè- Paris |
Os Estados Unidos equipados com maquinários modernos, passaram também a produzir em larga escala e adotaram o modelo de lojas de departamento. A Sears foi construída em Chicago em 1886. O mesmo aconteceu em Londres com a Selfridgs causando grande impacto com sua arquitetura e estrutura interna com os produtos expostos por categorias. Aqui a Casa Masson (1871), Pernambucanas (1906) e Mesbla (1913) foram as pioneiras no setor, abrindo suas portas nos grandes centros urbanos da época.
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Selfridgs- Londres |
As primeiras vitrinas
Nesta época a
tecnologia para fabricação de vidros em grandes dimensões, foi o ponto de
partida para as lojas abrirem espaços nas fachadas, criando assim as vitrinas.
Mais uma vez, as lojas de departamento foram as primeiras a adotar esta
novidade. Desta forma, a exibição dos produtos de forma artística, chamava a
atenção do público atraindo-os para o interior das lojas.
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Vitrines final do Século XIX |
Até então apenas as vitrinas possuiam exibições cenográficas. No interior das lojas as mercadorias ficavam em prateleiras atrás dos balcões. Mas as vendas dos produtos das vitrinas cresciam e os lojistas começaram a inovar, exibindo os produtos na área de vendas, proporcionando ao cliente ver de perto, tocar, e escolher o que desejava. Nascem assim as primeiras técnicas de merchandising.
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Visual Merchandising no interior da loja |
Vitrinas em diversas épocas
Nestas imagens abaixo, algumas vitrinas antigas.
Apesar de não possuírem datas, podemos identificar sua época, pelo estilo dos
produtos, principalmente do vestuário.
Visual Merchandising atual
Até os anos 1980, as vitrinas eram os únicos espaços que mereciam ambientações artísticas e cenográficas. No interior das lojas os produtos eram expostos sem nenhum atrativo. A crise do petróleo provocou uma queda nas vendas e a solução encontrada pelos varejistas, foi levar os vitrinistas para a área de vendas e ali aplicarem as mesmas técnicas de exposição, criando pontos focais, iluminação, cenografia a fim de criar um ambiente conectado com o tema da vitrina. Assim surge o conceito de VISUAL MERCHANDISING.
Hoje vivemos a era da experiência e muitas são as
estratégias empregadas para criar uma atmosfera agradável, estimulando os
sentidos do consumidor através de aromas, música ambiente, temperatura
agradável etc.. O marketing sensorial ou experiencial ganha força e as emoções
são cada vez mais pautas de estudos (neuro marketing) para descobrir como
encantar o consumidor moderno, que segundo os estudos feitos, são cada vez
menos fieis a marcas, sobretudo pela facilidade de obter informações. Afinal,
hoje o mundo está a um clique na palma de nossas mãos.
Um exemplo do que foi abordado está na evolução das
pioneiras Le Bon Marchè em Paris e a Selfridgs em Londres, citadas no início
deste artigo. Possui o tão falado no meio do marketing: "o fator
UAU!!!"
Le Bon Marchè
Selfridgs
Gostou do nosso artigo? Conhece a Le Bon Marchè ou
a Selfridgs? Conte sua experiência por lá nos comentários.
Créditos das imagens:
http://tinyurl.com/mhahk5j
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