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Visual Merchandising Loja OSKLEN- Barra Shopping -Rio |
Inserido nas estratégias de Marketing de Varejo, Visual Merchandising ganhou relevância na última década, face ao crescimento vertiginoso do comércio eletrônico - e-commerce- e esta concorrência tem levado os varejistas a criarem ambientes cada vez mais agradáveis e personalizados para atrair e conquistar consumidores. Mas o que é Visual Merchandising? Quais são as suas funções? Qual a sua importância? É o que veremos neste artigo.
Conceito
Em uma definição clássica, Visual Merchandising é um conjunto de técnicas utilizadas para animar a apresentação dos produtos a fim de atrair o olhar do consumidor e induzi-lo à compra. Esta definição entretanto, limita-se apenas a apresentação artística dos produtos. Porém Blessa (2009) vai além e define Visual Merchandising como:
"Técnica de trabalhar o ambiente do ponto-de-venda criando identidade e personificando decorativamente todos os equipamentos que circundam os produtos. O Merchandising Visual usa o design, a arquitetura e a decoração para aclimatar, motivar e induzir os consumidores à compra."
Observa-se neste conceito o Visual Merchandising como vetor de comunicação da identidade da marca, na medida em que ao elaborar a apresentação dos produtos, considera-se o DNA da marca e seu público-alvo, para que haja uma interação, uma linguagem única entre a marca, a loja e os consumidores.
Podemos então resumir as principais funções do Visual Merchandising:
- atrair
- seduzir
- estimular
a compra
- comunicar a identidade da marca
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Visual Merchandising- Loja FARM- Fortaleza |
Princípios do Visual Merchandising
Mas nem sempre o varejista, seja ele de moda ou não (VM se aplica em todo tipo de varejo) suporta manter em seu quadro de colaboradores um profissional exclusivo. Recorre-se então à empresas ou a um freelancer, ou até mesmo treinam algum funcionário para executar a função.
Para tanto é importante considerar os seguintes princípios:
- zoneamento do espaço: definir onde as categorias de produtos serão apresentadas. Normalmente agrupa-se por temas, cores, estilos e materiais. Isto torna mais fácil para o consumidor entender o que a loja oferece.
- visibilidade das categorias de produtos: dependendo do espaço disponível, determina-se quais produtos terão mais visibilidade. São aqueles que trazem maior rentabilidade. Eles são expostos em locais estratégicos, para que sejam percebidos.
- exposição coordenada: trata-se aqui de ambientar a loja de forma que ela traduza uma única linguagem. Ou seja, que ela tenha uma harmonia entre as exposições e a decoração do ambiente.
Visual Merchandiser : é o nome que se dá ao profissional de VM
Existe um fator importante para que o trabalho responda positivamente:
o conhecimento do público-alvo da marca (ou loja). Todo varejista precisa
conhecer a fundo o seu consumidor. É para ele que todas as decisões são
tomadas. Quando isto acontece a margem de erro é quase nula. Existe um
princípio no marketing que traduz muito bem o que queremos dizer:
"Tente
agradar a todo mundo e você não vai agradar a ninguém"
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Visual Merchandising Loja CACAU SHOW- Jundiaí-SP |
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Visual Merchandising- Floricultura |
Vitrinismo x Visual Merchandising
Da mesma forma existe a formação específica em VM, onde são estudados outros temas envolvendo o design, posicionamento estratégico dos displays, circulação, técnicas para exposição dos produtos etc.
Importância do Visual Merchandising no varejo atual
O varejo evoluiu desde seus primórdios, quando o comércio era apenas uma forma de troca de produtos (escambo). Com o surgimento das lojas, a concorrência aumentou e chegamos ao nosso tempo em que a comunicação via internet, unificou o mundo e sempre estamos a poucos segundos de obter a informação que precisamos.
Para se destacar da concorrência é que procura-se cada vez mais utilizar novos recursos nos ambientes e várias vertentes de marketing vão surgindo para conectar as marcas com seu consumidor. Hoje já não se fala em vender e agradecer ao cliente pela compra. O varejo moderno gira em torno da experiência do consumidor em seu momento de compra. E esta tem que a melhor possível. O VM consegue oferecer esta experiência, quando utiliza todas as ferramentas necessárias para encantar e fidelizar o consumidor.
Neste artigo, procuramos apresentar os conceitos, princípios
e funções do Visual Merchandising, e sua importância para o varejo
moderno, que precisa se reinventar sempre para acompanhar as tendências que o
próprio mercado exige.
Sai na frente quem ousa, quem "pensa fora da caixa", quem dá um passo à frente e faz a diferença. Isto o VM faz muito bem!
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Visual Merchandising-Loja RIACHUELO- Ipanema-Rio |
Créditos das Imagens:
https://adoro.farmrio.com.br/mundo-farm/farm-em-fortaleza/
http://www.abest.com.br/abest/noticias/osklen-debuts-its-new-store-concept-3747?lang=pt#ad-image-0
http://bgeh.com.br/cacau-show-inaugura-mega-store-no-jundiaishopping/
http://www.faldesign.com.br/blog/portfolio_page/riachuelo-ipanema/
Fonte da citação: Blessa, Regina. Merchandising no Ponto de Venda - Ed. Atlas- 2ª Ed
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