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Visual Merchandising- Sé. XIX |
No post anterior falamos sobre os conceitos de VISUAL MERCHANDISING e sua importância no varejo moderno. Mas como surgiu o VISUAL MERCAHNDISING? Em que época as técnicas começaram a ser aplicadas? Este é o tema de nossa postagem de hoje.
Para entender como surgiu o Visual Merchandising precisamos
fazer uma viagem no tempo quando o merchandising dava os primeiros passos na
Idade Média. As cidades começaram a se formar e os comerciantes com gritos e
palmas chamavam a atenção dos clientes anunciando o que vendiam no interior das
lojas.
Depois os produtos passaram a ser expostos nas ruas em mesas
e tabuleiros já de forma organizada, facilitando a visibilidade de quem
passava. A Revolução Industrial permitiu a produção em larga escala dos produtos
e o crescimento do varejo não demorou a acontecer. Surgem então as
"General Stores", lojas que vendiam de tudo um pouco: tecidos,
máquinas, implementos agrícolas, alimentos etc.
Lojas de departamentos: revolução no merchandising
A diversidade dos produtos vendidos incentivou o nascimento
de lojas especializadas mas o grande acontecimento da época foi a primeira loja
de departamento em Paris: a Le Bon Marchè, em 1850. Contando com uma estrutura
gigantesca este novo formato permitia a exposição dos produtos por categorias.
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Le Bon Marchè |
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Interior da Le Bon Marchè |
Os Estados Unidos equipados com maquinários modernos,
passaram também a produzir em larga escala e adotaram o modelo de lojas de
departamento. A Sears foi construída em Chicago em 1886. O mesmo aconteceu em
Londres com a Selfridgs causando grande impacto com sua arquitetura e estrutura
interna com os produtos expostos por categorias. Aqui a Casa Masson (1871),
Pernambucanas (1906) e Mesbla (1913) foram as pioneiras no setor,
abrindo suas portas nos grandes centros urbanos da época.
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Selfridgs- Londres |
As primeiras vitrinas
Até então apenas as vitrinas possuiam exibições cenográficas. No interior das lojas as mercadorias ficavam em prateleiras atrás dos balcões. Mas as vendas dos produtos das vitrinas cresciam e os lojistas começaram a inovar, exibindo os produtos na área de vendas, proporcionando ao cliente ver de perto, tocar, e escolher o que desejava. Nascem assim as primeiras técnicas de merchandising.
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Vitrina final Séc. XIX |
Vitrinas em diversas épocas
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Visual Merchandising atual
Até os anos 1980, as vitrinas eram os únicos espaços
que mereciam ambientações artísticas e cenográficas. No interior das lojas os
produtos eram expostos sem nenhum atrativo. A crise do petróleo provocou uma
queda nas vendas e a solução encontrada pelos varejistas, foi levar os
vitrinistas para a área de vendas e ali aplicarem as mesmas técnicas de
exposição, criando pontos focais, iluminação, cenografia a fim de criar um
ambiente conectado com o tema da vitrina. Assim surge o conceito de VISUAL
MERCHANDISING.
Hoje vivemos a era da experiência e muitas são as
estratégias empregadas para criar uma atmosfera agradável, estimulando os
sentidos do consumidor através de aromas, música ambiente, temperatura
agradável etc.. O marketing sensorial ou experiencial ganha força e as emoções
são cada vez mais pautas de estudos (neuro marketing) para descobrir como
encantar o consumidor moderno, que segundo os estudos feitos, são cada vez
menos fieis a marcas, sobretudo pela facilidade de obter informações. Afinal,
hoje o mundo está a um clique na palma de nossas mãos.
Le Bon Marchè e Selfridgs: as pioneiras nos dias atuais
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Le Bon Marchè |
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Visual Merchandising- le Bon Marchè |
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Selfridgs- Londres |
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Visual Merchandising- Selfridgs |
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