HISTÓRIA DO VISUAL MERCHANDISING - Quitanda Fashion

HISTÓRIA DO VISUAL MERCHANDISING

25/04/2021

 

Imagem de loja Séc. XIX
Visual Merchandising- Sé. XIX


No post anterior falamos sobre os conceitos de VISUAL MERCHANDISING e sua importância no varejo moderno. Mas como surgiu o VISUAL MERCAHNDISING? Em que época as técnicas começaram a ser aplicadas? Este é o tema de nossa postagem de hoje.


Para entender como surgiu o Visual Merchandising precisamos fazer uma viagem no tempo quando o merchandising dava os primeiros passos na Idade Média. As cidades começaram a se formar e os comerciantes com gritos e palmas chamavam a atenção dos clientes anunciando o que vendiam no interior das lojas.


Depois os produtos passaram a ser expostos nas ruas em mesas e tabuleiros já de forma organizada, facilitando a visibilidade de quem passava. A Revolução Industrial permitiu a produção em larga escala dos produtos e o crescimento do varejo não demorou a acontecer. Surgem então as "General Stores", lojas que vendiam de tudo um pouco: tecidos, máquinas, implementos agrícolas, alimentos etc.


Lojas de departamentos: revolução no merchandising


A diversidade dos produtos vendidos incentivou o nascimento de lojas especializadas mas o grande acontecimento da época foi a primeira loja de departamento em Paris: a Le Bon Marchè, em 1850. Contando com uma estrutura gigantesca este novo formato permitia a exposição dos produtos por categorias.

Imagem loja Le Bon Marchè
Le Bon Marchè

Imagem do interior da Le Bon Marchè
Interior da Le Bon Marchè

Os Estados Unidos equipados com maquinários modernos, passaram também a produzir em larga escala e adotaram o modelo de lojas de departamento. A Sears foi construída em Chicago em 1886. O mesmo aconteceu em Londres com a Selfridgs causando grande impacto com sua arquitetura e estrutura interna com os produtos expostos por categorias. Aqui a Casa Masson (1871), Pernambucanas (1906) e Mesbla (1913) foram as pioneiras no setor, abrindo suas portas nos grandes centros urbanos da época.


Imagem da Loja Selfridgs - Londres
Selfridgs- Londres

As primeiras vitrinas


 Nesta época a tecnologia para fabricação de vidros em grandes dimensões, foi o ponto de partida para as lojas abrirem espaços nas fachadas, criando assim as vitrinas. Mais uma vez, as lojas de departamento foram as primeiras a adotar esta novidade. Desta forma, a exibição dos produtos de forma artística, chamava a atenção do público atraindo-os para o interior das lojas. 


Até então apenas as vitrinas possuiam exibições cenográficas. No interior das lojas as mercadorias ficavam em prateleiras atrás dos balcões. Mas as vendas dos produtos das vitrinas cresciam e os lojistas começaram a inovar, exibindo os produtos na área de vendas, proporcionando ao cliente ver de perto, tocar, e escolher o que desejava.  Nascem assim as primeiras técnicas de merchandising.


Imagem de vitrina final do Séc. XIX
Vitrina final Séc. XIX

Vitrinas em diversas épocas


As imagens abaixo mostram como as lojas valorizavam as vitrinas expondo seus produtos a fim de atrair a atenção do público.

Imagem de vitrine antiga
Imagem vitrine Sé. XIX

Imagem vitrine sés. XX

Imagem vitrine Sé. XX

Imagem vitrine início séc. XX

Imagem vitrine Séc. XX

Imagem vitrine Séc. XX

Imagem vitrine Séc. XX

Visual Merchandising atual


Até os anos 1980, as vitrinas eram os únicos espaços que mereciam ambientações artísticas e cenográficas. No interior das lojas os produtos eram expostos sem nenhum atrativo. A crise do petróleo provocou uma queda nas vendas e a solução encontrada pelos varejistas, foi levar os vitrinistas para a área de vendas e ali aplicarem as mesmas técnicas de exposição, criando pontos focais, iluminação, cenografia a fim de criar um ambiente conectado com o tema da vitrina. Assim surge o conceito de VISUAL MERCHANDISING. 


Hoje vivemos a era da experiência e muitas são as estratégias empregadas para criar uma atmosfera agradável, estimulando os sentidos do consumidor através de aromas, música ambiente, temperatura agradável etc.. O marketing sensorial ou experiencial ganha força e as emoções são cada vez mais pautas de estudos (neuro marketing) para descobrir como encantar o consumidor moderno, que segundo os estudos feitos, são cada vez menos fieis a marcas, sobretudo pela facilidade de obter informações. Afinal, hoje o mundo está a um clique na palma de nossas mãos.


Le Bon Marchè e Selfridgs: as pioneiras nos dias atuais


Imagem Loja Le Bon Marché atual
Le Bon Marchè

Imagem interior Le Bon Marchè atualmente
Visual Merchandising- le Bon Marchè

Imagem Loja Selfridgs atual
Selfridgs- Londres

Imagem interior Selfridgs atual
Visual Merchandising- Selfridgs

Narramos neste artigo a história do Visual Merchandising e podemos assegurar que as técnicas cada vez mais sofisticadas utilizadas pelos varejistas como forma de atrair e encantar seus consumidores, se configuram como uma das mais importantes estratégias do marketing de varejo. 

Mas pequenos varejistas podem e devem, mesmo com pequenos orçamentos, investir na apresentação de seus produtos com os mesmos objetivos.

Créditos imagens:

http://tinyurl.com/k423zwv      

http://tinyurl.com/mhahk5j

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