O que é?
O conceito de atmosfera adotado por vários
autores segue o modelo apresentado por Baker, partindo do princípio de que
fatores do ambiente da loja afetam na intenção ou não do cliente escolher a
loja.
Este modelo é decomposto em 3 fatores: ambiente, design e fator social.
- Fatores ambientais: relacionam-se às condições que afetam os cinco sentidos e contemplam as dimensões (1) visuais (cores, brilho, tamanhos e formas; (2) auditivas (música: tipo e volume); (3) táteis (maciez, suavidade e temperatura) e (4) olfativas (cheiro, perfume e frescor).
- Fator design: características visuais que sejam funcionais (layout da loja) e estéticas (arquitetura, estilo de decoração, cores e materiais utilizados).
- Fatores sociais: relacionam-se ao pessoal de vendas e a percepção dos clientes sobre eles nos critérios educação, cortesia, presteza e a forma como se apresentam no ambiente de trabalho.
A loja é o ponto de contato da marca com o consumidor e deve
comunicar sem nenhum equívoco sua personalidade. Heloísa Omine defende que os
sentidos humanos hoje são utilizados como ferramenta de comunicação capturando
a atenção, estimulando a experimentação, concretizando a venda. As novas
ferramentas de comunicação são multidisciplinares, utilizam cores, design de
equipamentos, comunicação visual, iluminação, som, aroma e texturas, unindo-se
à arquitetura.
“As cores, formas, layout, decoração, equipamentos de
exposição, os produtos, a comunicação visual e a sinalização são elementos
explorados, percebidos pela visão do consumidor, através dos quais, constroem
os seus sentimentos e emoções para com a loja. Outros recursos como sons,
aromas e estímulos do paladar e tato complementam a montagem do cenário
comparado ao palco de um teatro, onde o espetáculo é apresentado ao consumidor”
Completa Juracy Parente.
Créditos:
Fontes:
BAKER et al. Citado por SUTTER,M.B; Plutarco,F; PARENTE,J.
Apresentação no ponto de vendas: um estudo exploratório no varejo de moda
popular.
OMINE, Heloísa. A construção da marca no Ponto de venda. Revista ESPM mar/abr 2006.
Imagem:
https://hypebae.com/2017/10/chanel-colette-paris-pop-up-full-look
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