No post anterior falamos sobre os tipos mais comuns de vitrinas de fachadas, hoje vamos passar algumas dicas importantes para montar uma vitrina que vende bem, afinal este é o seu papel: vender. Mesmo em tempos de orçamentos curtos as vitrinas devem possuir algum apelo visual, que a diferenciem de uma mera exposição de produtos. Vamos às dicas?
Tema
Escolha um tema para sua vitrina: este é um elemento
facilitador para escolha dos produtos. O tema pode ser inspirado na estação, em
algum evento ou data comemorativa e na própria coleção que já tem seu conceito
definido.
A partir daí, veja quais adereços já estão disponíveis
(sobras de vitrinas anteriores) que podem ser reciclados e adaptados para o
novo tema. Uma pintura, uma nova forma de uso de um móvel que estava no espaço
interno, tudo pode ser reaproveitado com pouco ou nenhum custo.
Veja como os adereços e cores remetem ao tema escolhido:
primavera-verão. Utilizando flores artificiais chegou-se a um resultado lindo!
Escolha dos produtos
De acordo com o tema escolhido, selecionar os produtos que
dialoguem entre si. Cria harmonia e facilita a compreensão do tema proposto.
Isto é fundamental: o consumidor precisa em um rápido olhar, saber o que a loja
oferece naquele momento.
Regrinha básica: só exponha na vitrina o que tem em estoque.
A vitrina é feita para vender, imagina o cliente desejar o produto exposto e só
existir aquele, vai desmontar toda a vitrina? E se o cliente não gostar após
experimentar? Vai montar a vitrina novamente? Não, né?
Equilíbrio
Planeje sua vitrina distribuindo os elementos de maneira que
ocupem o espaço de forma equilibrada, sem concentrar mais no lado direito ou
esquerdo. Dá a sensação de "peso" em um só lado enquanto o outro fica
mais vazio. A vitrina precisa oferecer estímulos para que o olhar percorra todo
o espaço.
No centro somente é indicado se houver apenas um manequim ou
expositor com "aquele" produto que merece destaque, que cria um forte
impacto. Aí sim, ele pode reinar absoluto. Se a vitrina possuir uma área
reduzida, um manequim apenas é suficiente para não "sufocar" o
espaço.
Aqui está um exemplo de como conseguir um efeito maravilhoso
e criativo com baixo orçamento usando apenas papel, vinil e tecido, com um
único manequim preenchendo uma área pequena.
Falando em equilíbrio observe sempre a harmonia cromática. Escolha um esquema e siga as combinações sugeridas. O círculo cromático é sempre um bom aliado. Tenha sempre em mãos e consulte-o antes de montar sua vitrine.
Ponto focal
É o local nobre da vitrina destinado ao principal produto,
normalmente está situado no centro e a 1.60cm do nível do piso. Calcule onde
está este local e invista nele com um foco de luz direcionado para criar destaque. O ponto focal também pode ser um agrupamento de produtos ou expositores.
Comunicação visual
São todos os elementos que transmitem alguma mensagem ao
consumidor. Adesivos no vidro são recursos econômicos que podem ser utilizados
para o lançamento de uma coleção ou promoção. Mas guarde a proporção em relação
ao tamanho da vitrina e que sejam colocados sem atrapalhar a visão dos
produtos.
Esta vitrina da Topshop (imagem abaixo) mostra algumas dicas que já falamos:
equilíbrio, harmonia cromática, um tema definido, comunicação visual e os
manequins agrupados à direita e à esquerda deixando o adereço no centro como
ponto focal, que remete ao tema romântico da coleção.
Por lei, aqui no Brasil, os preços devem ser posicionados na
vitrina à vista do consumidor. Então não esqueça este detalhe! Existem suportes
próprios para isto e até porta retratos são usados para este fim, desde que os
preços não sejam escritos à mão. Não passa uma boa impressão. Imprima, nomeando
o produto e o preço e coloque no piso junto ao expositor.
Outras dicas valiosas:
Manequins em números ímpares são melhores visualizados. Quer
ver um exemplo? Use três manequins: um no centro com o produto principal, um à
esquerda e outro à direita como complementares. Não precisam ficar alinhados: o
principal um pouco à frente e os demais pouco atrás, dá uma sensação de
movimento.
Observe o fluxo de pessoas em frente da loja: se é maior da
direita para a esquerda ou o contrário e posicione os expositores
complementares levemente inclinados para esta direção. Aumenta a visibilidade
dos produtos.
Planeje a troca das vitrinas com antecedência. Crie um calendário com datas importantes, (Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, chegada da Primavera etc.) Ele vai ser muito útil para começar a organizar suas exposições.
Créditos das imagens
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