Quer apresentar produtos complementares para vender mais? Quer apresentar aos consumidores sugestões de forma silenciosa? A técnica de cross merchandising é ideal para exercer este papel. Vamos falar sobre ela neste post.
Cross Merchandising é uma técnica que tem por finalidade cruzar (cross) os produtos no ponto
de venda que tenham entre si relação direta de consumo destacando-os entre os
demais (merchandising). Essa técnica serve para lembrar o consumidor do produto
(gerar interesse de compra) quando estiver comprando outro item e tem
como objetivo aumentar as vendas de produtos através de técnicas de
estímulo por associação.
No varejo de moda a técnica de cross merchandising é amplamente
utilizada em mesas de apresentação e pontos focais com produtos coordenados
sugerindo um look completo, como vemos na imagem acima. Os manequins apresentam os
produtos que estão expostos ao lado e o shopper possivelmente terá o interesse
aumentado por todos eles.
Na imagem abaixo um exemplo clássico de cross
merchandising: departamento de acessórios. Estes produtos complementares
normalmente aparecem juntos em cores e estilos coordenados.
Planejar uma exposição com a técnica de cross
merchandising pode parecer tarefa simples, mas exige cuidados com a seleção dos
produtos para não sobrecarregar a exposição. É preciso escolher os locais e
displays que serão utilizados e que devem estar um pouco distantes um do outro,
como se estivessem separando as seções da loja.
Então vale aproveitar um espaço destinado apenas a um tipo de expositor e um tipo de produto e dar uma impulsionada nas vendas, selecionando itens que se complementam e apresentar sugestões ao consumidor, utilizando criatividade nos displays.
Aproveite nossas sugestões e boas vendas!
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