TIPOS DE VITRINE: QUAL O MELHOR PARA SUA LOJA? - Quitanda Fashion

TIPOS DE VITRINE: QUAL O MELHOR PARA SUA LOJA?

11/07/2021

Imagem de vitrine de moda feminina

 

O elemento mais importante da fachada da loja é sem dúvida a vitrina. Ela possui funções importantes que vão além de expor produtos. É ela quem traduz para o consumidor a identidade e posicionamento da marca e convida para o interior da loja. Mas qual o tipo ideal de vitrina para cada loja?


Vamos falar aqui sobre os quatro tipos mais comuns de vitrinas de fachadas ou vitrinas externas:

  1. Vitrina aberta
  2. Vitrina semi-aberta
  3. Vitrina fechada.
  4. Lojas sem vitrinas

 

Vitrine ou vitrina? Vitrine vem do original francês, vitrina é a nossa tradução. Qual é o certo? Tanto faz.

 

Vitrina aberta

 

Imagem de vitrine aberta

Caracteriza-se por não possuir nenhum elemento que delimite seu espaço. Ela está integrada ao interior da loja. Este tipo de vitrina possui como vantagem principal impulsionar as vendas, já que o consumidor tem uma visão completa do interior da loja o que ela tem a oferecer.

 

Porém o cuidado com o Visual Merchandising tem que ser redobrado: tudo tem que estar impecavelmente arrumado e saltando aos olhos de quem está diante da vitrina e jamais a zona de caixa deve ser posicionada em local visível. Este pequeno detalhe afasta o consumidor!


Outro ponto importante: a vitrina aberta facilita o contato direto com os produtos então podemos dizer que em lojas infantis deve ser evitada, criança é criança e sua saudável curiosidade não tem limites.

 

Em alguns projetos o espaço da vitrina é sutilmente delimitado com um piso diferente do restante da loja ou uma pequena elevação que dê maior destaque aos produtos. Deve- se evitar que fique situado no mesmo nível da loja.

 

Observe que nesta imagem de vitrina aberta há uma elevação do nível da calçada (mas poderia ser do shopping ou galeria) e também está acima do nível do interior da loja. Os poucos expositores e adereços não comprometem a visão interna. Note ainda que na parede de fundo o VM trabalhou uma exposição com poucos produtos e pouca variação cromática, criando uma harmonia perfeita com os tons de vermelho das peças expostas na vitrina. 


Neste tipo de vitrina vale a regra: menos é sempre mais. Jamais transforme a vitrina em um mostruário de todo o estoque disponível. Guarde surpresas para o consumidor, trocando as peças semanalmente ou quinzenalmente, apresentando as novidades aos poucos.


Vitrina semi-aberta

 

Imagem de vitrine semi-aberta

Este tipo de vitrina possui plano de fundo mas não veda totalmente a visão da loja. São comuns o uso de painéis simples ou com design que remeta ao tema da vitrina, banners com material institucional, enfim, qualquer elemento que faça uma separação sutil entre o interior e o espaço destinado à exposição. Por possui esta característica, a vitrina semi-aberta pode variar de profundidade conforme os produtos a serem expostos. Elas são móveis e aí está uma grande vantagem! 

 

Mas aqui vai uma regrinha: nunca transforme o plano de fundo em expositor! Ele pode conter prateleiras no caso de lojas de calçados e bolsas, ou de pequenos objetos, desde que sejam estes os únicos espaços para expor os produtos.

 

Esta vitrina semi-aberta possui laterais e fundo e teto, mas há uma área livre permitindo a visão interna.  Os produtos menores (complementares) são valorizados em um plano mais elevado e pendurado.

 

Vitrina fechada


Imagem de vitrine fechada


São projetadas como uma caixa e possuem altura, largura e profundidades delimitadas e fixas. São perfeitas para construção de vitrinas cenográficas, onde se reproduz um cenário temático de acordo com a coleção. Muito utilizadas no segmento premium ou luxo, possibilitando uma iluminação mais dramática, com efeitos de luz e sombra que valorizam os produtos, além de deixa-los fora do alcance do toque e manuseio.

 

As vitrinas fechadas possibilitam a exploração máxima da criatividade do VM que pode usar todos os elementos (fundo, laterais e vidraça) para passar a mensagem pretendida. Mas só é aconselhável em lojas de médias ou grandes dimensões. Em lojas pequenas inibe a entrada do consumidor.


Observe que nesta vitrina fechada não há nenhum contato visual com o interior da loja, a cenografia e os produtos são mantidos fora do alcance dos consumidores.

 

Lojas sem vitrinas

 

Como falamos no início, a vitrine é responsável por 85% das vendas da loja e  tem a missão de passar ao consumidor uma mensagem clara e objetiva sobre a imagem e posicionamento da marca, além de apresentar os produtos disponíveis; é portanto, o principal elemento da fachada. Ambientar uma vitrine exige cuidados e regrinhas básicas para que o objetivo seja alcançado.  Mas por que lojas sem vitrines estão caindo no gosto de alguns varejistas, se consolidando como uma tendência?


Marcas bem posicionadas como a 10 Corso Como em Milão há muito adotam este padrão de arquitetura por considerar sua loja como uma fonte inesgotável de descobertas e o mistério sobre o que a marca vende precisa ser desvendado percorrendo seu interior. O mesmo acontece com a Abercrombie & Fitch sempre com suas vitrines totalmente cobertas. O que acontece lá dentro? Só entrando para saber.

 

Imagem de loja sem vitrine

Por aqui algumas marcas famosas e bem posicionadas começaram a adotar o formato de loja aberta sem vitrines comum no segmento popular. Assim como nas vitrines abertas, é preciso cuidados especiais quando se pensa neste tipo de arquitetura. O mais importante, sem dúvida, é o Visual Merchandising que deve ser planejado para causar um forte impacto no consumidor com arrumação e distribuição dos produtos de forma atraente e organizada, facilitando a compreensão do consumidor moderno que se apresenta cada vez mais autônomo em sua jornada de compra.


Imagem de loja sem vitrine

Para escolher o melhor tipo de vitrine para sua loja, é importante considerar a área da fachada, a localização da loja, o tipo de produto que é vendido e finalmente considerar o segmento no qual a loja está inserida. Varejo de luxo, popular ou porte médio? São fatores que, quando analisados criteriosamente, contribuem para um bom resultado.


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